Por Marilda Campbell

“Puán” é uma comédia que conta a história do professor Marcelo (Marcelo Subiotto), que dedicou sua vida ao ensino de filosofia na Faculdade. Quando seu mentor, professor Eduardo Caselli, morre inesperadamente, ele imagina herdar o comando do departamento.

A chegada de Rafael Sujarchuk (Leonardo Sbaraglia), um professor carismático e pedante que fez carreira em universidades europeias, coloca em xeque os planos de Marcelo. Seus esforços desajeitados para provar que é o candidato ideal desencadeiam um divertido duelo filosófico.

O longa é dirigido por María Alché e Benjamín Naishtat, e tem coprodução com o Brasil. Em entrevista à Cine NINJA, a produtora Tatiana Leite, da Bubbles Project, conta que foi um processo orgânico trabalhar com os diretores em “Puán”. “Eu já conhecia Maria Alché por “Família Submersa” (2018) e me encantei com o trabalho desenvolvido”.

Para Benjamín Naishtat, que esteve na Première Latina do Festival do Rio 2023, as políticas públicas de fomento realizadas pela Ancine e pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) permitiram a coprodução de “Puán” entre Brasil e Argentina. “Muitas vezes se pensa na integração econômica da região e pouco na integração subjetiva. No cinema, as coproduções são um caminho para compartilhar a história recente e os aspectos culturais dos países latino americanos”, destaca o diretor para Cine NINJA.

Brasil e Argentina são países vizinhos que têm semelhanças socioculturais, o que permite ao público brasileiro se reconhecer em “Puán”. Principalmente quem trabalha ou estuda em universidades públicas e conhece de perto as dificuldades econômicas e estruturais que são provocadas pelo descaso do poder público.

“Puán” foi premiado na 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha), onde levou a Concha de Prata de Melhor Ator, para Marcelo Subiotto; e o Prêmio do Júri de Melhor Roteiro, para Maria Alché e Benjamín Naishtat.

O longa será exibido na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nos dias 25 e 31 de outubro e tem previsão de chegar aos cinemas brasileiros em dezembro.

Leia mais:

https://midianinja.org/news/cinebiografias-sobre-sidney-magal-gal-costa-e-mussum-se-destacaram-na-25a-edicao-do-festival-do-rio/

https://midianinja.org/news/25o-festival-do-rio-elege-o-longa-sem-coracao-como-o-melhor-filme-de-tematica-lgbtqiapn/

https://midianinja.org/news/47a-mostra-internacional-de-cinema-em-sao-paulo-exibe-mais-de-300-filmes-de-96-paises-diferentes-confira-os-destaques/