Diretor gaúcho Zeca Brito é premiado no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires 2023
Seu longa-metragem “Hamlet” concorreu com obras de 14 países
Por Marilda Campbell
O cineasta Zeca Brito recebeu, no último domingo (8), o prêmio de Melhor Direção por sua obra “Hamlet”, no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA), que aconteceu de 2 a 8 de outubro de 2023.
Único representante brasileiro na categoria Órbita, dedicada a longas e curtas metragens estrangeiros, “Hamlet” concorreu com títulos de 14 países. Para o júri do FIDBA: “a obra conta uma luta épica pelos direitos dos estudantes brasileiros, por nos mostrar que a salvação é coletiva e que não devemos cruzar os braços. Ficção e realidade se mesclam para obter uma obra verídica muito sólida”.
Para Zeca Brito “‘Hamlet’ é um filme híbrido, em que a realidade é interposta por improvisações. Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real. Um filme de cumplicidade em benefício da linguagem”, reflete o diretor.
O Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires é o maior festival de documentário ibero-americano e o primeiro do gênero da Argentina. Anualmente, apresenta novos realizadores, revisita autores proeminentes e recupera filmes desconhecidos do grande público. O evento presta especial atenção aos autores que não apenas refletem a realidade, como também a relação ética e moral que envolve filmar o outro.
No Brasil, “Hamlet” venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Montagem na mostra gaúcha da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Recebeu também Menção Honrosa no festival português Cine Marginal.
O longa aborda o caos político no Brasil de 2016, quando os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o Jovem Hamlet (Fredericco Restori) tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.
A produção rodada em abril de 2016 em Porto Alegre traz em seu elenco o crítico e ator Jean-Claude Bernardet e uma participação especial da ex-presidenta Dilma Rousseff. O diretor também assina a produção ao lado de Clarissa Virmond, Frederico Ruas e Tyrell Spencer.
Confira o trailer de “Hamlet”:
Leia mais:
https://midianinja.org/news/guapoy-de-sofia-paoli-thorne-e-o-grande-vencedor-da-primeira-mostra-competitiva-da-cinebh/