Assédio: atores Gabriel Guevara e Danny Masterson são condenados por crimes sexuais
Nas últimas semanas, a indústria cinematográfica presenciou mais casos de assédio vinculados a atores de Hollywood
Por Mariana Martins
No dia 3 de setembro, o ator espanhol Gabriel Guevara foi preso na Itália por conta de um processo onde ele é acusado de abuso sexual. Segundo informações da mídia internacional, o ocorrido aconteceu antes do ator comparecer ao 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde ele iria receber o prêmio por participar do filme “Culpa Minha”, no qual interpretou o personagem principal Nicholas Leister. No mesmo dia, a Bienal negou em pronunciamento que o ator receberia algum prêmio e ainda afirmou por meio de nota que o ator não tinha qualquer vínculo com o festival.
Vale lembrar que Gabriel Guevara, de 22 anos, recentemente atuou no filme “Culpa Minha”, do Prime Video, além de já ter participado de algumas produções espanholas como “Como mandar tudo à merda” e “Hit”. O ator foi liberado pelo juiz italiano no dia 4 de setembro.
Outro caso marcante foi do ator Danny Masterson, que foi sentenciado a 30 anos de prisão por estupro nos Estados Unidos. O ator norte-americano de 47 anos participou de séries como “That 70’s Show” e “The Ranch”, e foi condenado no dia 7 de setembro a 30 anos de reclusão por drogar e estuprar duas mulheres nos anos de 2001 e 2003. Os dois casos aconteceram em momentos diferentes, mas as duas vítimas afirmaram que participavam da igreja Cientologia, que o ator também frequentava.
O julgamento teve maior repercussão nos Estados Unidos após as vítimas declararem que a igreja Cientologia e Danny Masterson tentaram impedir as denúncias. Logo após as notícias, a igreja negou qualquer participação no caso. Outra polêmica sobre o caso aconteceu quando o casal de atores Ashton Kutcher e Mila Kunis enviaram cartas para o juiz do caso pedindo o alívio da pena do ator de “The Ranch”.
Vale lembrar que o ator Ashton Kutcher era vice-presidente da ONG Thorn, que visa combater o tráfico humano e dar suporte a vítimas de abuso sexual. Após o acontecimento, no dia 15 de setembro, o ator se demitiu do cargo e afirmou em nota que: “Depois que minha esposa e eu passamos vários dias ouvindo, refletindo pessoalmente, aprendendo e conversando com sobreviventes e com os funcionários e a liderança da Thorn, determinei que o mais responsável a fazer é renunciar como Presidente do Conselho imediatamente. Não posso permitir que meu erro de julgamento distraia dos nossos esforços e das crianças que atendemos”.
Esses não são os primeiros casos de acusações de agressão sexual que acontece com atores da indústria. Já tiveram acusações de atores como Ed Westwick, de “Gossip Girl”, Morgan Freeman, de “Se7en: Sete Pecados Capitais”, Sylvester Stallone, de “Rocky”, Kevin Spacey, de “House of Cards”, entre outros.