A atacante atua pela Inglaterra, na Copa do Mundo FIFA 2023, e é o grande destaque desta edição

Foto: Icon Sport

Por Juliane Castro

Atuando pelo Chelsea e defendendo a seleção Inglesa na Copa do Mundo Feminina 2023, a atacante Lauren James, de 21 anos, é uma das promessas da Inglaterra na competição. Ela também é a irmã mais nova do lateral Reece James, de 23 anos, que atua pela mesma equipe e foi campeão da Champions League, com os Blues, na temporada 2020/21.

A relação dos irmãos com o futebol é antiga e foi repassada pelo pai, Nigel James, ex-jogador de futebol, que atuou pelo Luton Town e Southampton. Em entrevista ao The Telegraph, junto ao irmão, a atacante pontuou:” Ele treinava-nos a toda hora. Era difícil, éramos três e todos queríamos ganhar.”

Foto: Reprodução/Instagram

Reece começou a carreira no futebol nas categorias de base do Chelsea e só saiu do time quando foi emprestado ao Wigan, entre 2018 e 2019. Lauren também fez parte da academia do clube, por quatro anos, e, aos 13, mudou para o Arsenal para atuar nas categorias de base do Gunners, onde precisou jogar junto aos meninos pois, na época, não havia equipe feminina para meninas mais jovens. Além disso, ela também atuou pelo Manchester United antes de retornar ao Blues.

Para além das quatro linhas

Ambos não escondem a admiração, pois, com frequência, assistem um à partida do outro no estádio. A exemplo disso, na Champions, Lauren foi prestigiar o irmão na final da competição em que o Chelsea levou a taça para casa.

Reece, por outro lado, relatou que não teve influência na volta da irmã ao clube londrino. “Ela sabia que um dia iria querer voltar porque é a nossa casa. Quando ela estava no Manchester United, era difícil, praticamente não nos víamos. Agora, está no Chelsea…”, pontuou o lateral, ao The Telegraph. Já Lauren, em entrevista ao site do Chelsea, acrescentou: “Eu sempre amei o Chelsea. Mesmo quando eu saí e fui em uma aventura diferente, por alguns anos, eu sempre soube que poderia voltar. Eu sempre soube que queria jogar com a Emma.”

Foto: Getty Images

Apesar de demonstrar ser bastante próxima do irmão, Lauren mencionou, em uma entrevista à “Reuters” (agência de notícias), que, muitas vezes, se sentia na sombra de Reece e que queria ser conhecida como Lauren James e não apenas como a irmã de Reece. Já ele teceu elogios à irmã, enquanto respondia a alguns fãs em uma rede social. “Estou super orgulhoso de Lauren James! Ela me inspira todos os dias… acredito que ela é a melhor jogadora de futebol do mundo… Ela é, tecnicamente, melhor do que alguns jogadores da Premier League“, acrescentou o jogador, no Twitter.

Uma coisa é certa: os irmãos James nasceram para o futebol e isso é demonstrado em campo. Reece atuou em 147 partidas, pelo Blues, desde 2019. Tem 11 gols, pela equipe, e a incrível marca de 20 assistências, além de uma Champions League e um Mundial de clubes, ganho em cima do clube brasileiro Palmeiras, em 2021. Lauren, que já tem dois grandes títulos na carreira (Women’s FA Cup e a FA Women’s Super League, temporadas 2021/22 e 2022/23), em sua última temporada, marcou 8 gols e deu 5 assistências, em 33 jogos, além de ser a camisa 10 das Blues.

Todavia, na seleção Inglesa, Reece foi convocado, em 2020, para um amistoso, mas ficou fora do Mundial, que aconteceu no Qatar, em 2022, por conta de uma lesão que sofreu e que o tirou da competição. Lauren foi chamada, em 2021, para um amistoso, contra o Estados Unidos, e é uma peça fundamental no time de Sarina, nesta copa. As Lionesses são vistas como favoritas no torneio mundial.

Contra fatos não há argumentos: a carreira de sucesso dos irmãos James, na trajetória familiar, seja pelo time londrino ou pela seleção Inglesa, ao que se percebe, está longe de acabar.

Fontes: Observador, Premier League Brasil e Extra Globo

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube