Foto: FIFA

Texto de Aline Nogueira para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Em jogo decisivo, Suíça e Nova Zelândia se enfrentaram às 4h (horário de Brasília) no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, Nova Zelândia, pela terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo Feminina. O outro jogo do Grupo A, entre Noruega e Filipinas, ocorreu no mesmo horário, em medida adotada pela Fifa para evitar a manipulação dos resultados. Enquanto as norueguesas não tomaram conhecimento das estreantes filipinas, conquistando um 6 a 0 no placar, Suíça e Nova Zelândia empataram em 0 a 0.

Com o apoio da torcida, a equipe neozelandesa mostrou mais iniciativa no primeiro tempo. As donas da casa atacaram desde o início, mandaram uma bola na trave com Hand, mas erraram bastante nas jogadas de ataque. Com a vantagem do empate para se classificar para as oitavas de final, a Suíça mostrou um futebol burocrático e sonolento. A equipe se fechou na defesa, segurando o 0 a 0 no placar nos primeiros 45 minutos da partida.

Na etapa final, as suíças voltaram com maior controle do jogo, mas sem muito interesse em balançar as redes. Já as neozelandesas foram para o tudo ou nada em busca do resultado. As substituições feitas pela técnica suíça Inka Grings funcionaram e a Nova Zelândia não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Thalmann. Nos instantes finais, até a goleira kiwi Esson foi para a área adversária, mas, com as chances perdidas, o empate foi confirmado no placar.

Com isso, a Suíça termina a fase de grupos em primeiro lugar no Grupo A, com cinco pontos, e a Noruega, com um ponto a menos, se garante na segunda vaga. As duas seleções agora aguardam o resultado do jogo entre Espanha e Japão, já classificadas pelo Grupo C, para conhecer suas adversárias nas oitavas de final da Copa do Mundo.