Foto: Getty Images

Texto de Francielly Prado para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Portugal e Vietnã se enfrentaram pela primeira vez na história e ambas vinham de derrotas na primeira rodada: as vietnamitas perderam para os Estados Unidos por 3×0, enquanto a seleção portuguesa foi derrotada pela Holanda por 1×0.

O FMG Stadium Waikato, em Hamilton (Nova Zelândia) é o estádio da sorte de Portugal. Foi nele, que em 22 de fevereiro, após uma longa caminhada na repescagem intercontinental, a seleção portuguesa conquistou a classificação para o mundial.

O jogo começou muito intenso. A primeira oportunidade foi da seleção do Vietnã, mas logo após o remate, as jogadoras portuguesas começaram a dominar a partida.

Aos 7 minutos a atacante Telma Encarnação marca o primeiro gol de Portugal em Mundiais femininos, com assistência de Lúcia Alves, outro destaque positivo da partida! Após muitas tentativas, Kika Nazareth se torna a jogadora mais jovem da história a marcar em mundiais por Portugal (masculino e feminino) com um gol aos 21 minutos. Apenas no final do primeiro tempo a seleção vietnamita ganhou espaço para jogar e fez a goleira Patrícia Morais se mecer em uma das poucas intervenções no jogo aos 40 minutos.

O segundo tempo foi marcado por muitas oportunidades perdidas e um desgaste físico das duas equipes, resultando em muitas substituições e mudanças táticas.

Portugal atacou mais pelo lado esquerdo com Jéssica Silva, que tentou jogadas individuais de drible e sendo apoiada na lateral por Joana Marchão. Destaque para um lance duvidoso com a queda da atacante na pequena área ao minuto 65.
De modo geral, foram muitas oportunidades perdidas, que podem fazer falta no critério de saldo de gols para as contas finais de classificação.

Festa lusitana na Nova Zelândia! Com a soma de resultados das duas rodadas, o Vietnã está eliminado da Copa do Mundo. Na última jornada, as Navegadoras têm de vencer os EUA para garantirem presença na próxima fase.