Foto: FIFA

Texto de Aline Louzano e Brena Azevedo para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Abrindo a disputa do Grupo G, Suécia e África do Sul se enfrentaram no SKY Stadium, na cidade de Wellington, na Nova Zelândia. Antes da partida de hoje, as duas seleções já se encontraram 3 vezes. Foram 2 vitórias da Suécia e 1 empate.

No primeiro tempo do jogo – um pouco agitado, mas sem gols – a seleção da Suécia manteve mais de 70% de posse de bola, enquanto a seleção da África do Sul insistiu em algumas jogadas individuais. Durante o minuto 31 as jogadoras da Suécia pediram para a árbitra checar o VAR porque havia possibilidade de gol, mas nada aconteceu. Um lance duvidoso que ainda pode gerar debates.

As seleções voltaram para o segundo tempo sem alterações. As africanas partiram para cima e logo abriram o placar. Aos 3 minutos, a zaga sueca vacilou, Kgatlana partiu pela esquerda e finalizou para a defesa de Musovic. No rebote, a bola sobrou para Magaia, que estufou a rede, para o delírio das Banyana Banyana. No entanto, a atacante se machucou no lance e foi substituída aos 11 minutos. Esse foi o primeiro gol do continente africano nesta edição da Copa do Mundo.

Em desvantagem, as comandadas de Peter Gerhardsson erravam muitos lances. Porém, tudo mudou aos 20′, quando Ramalepe tentou cortar um passe do ataque sueco e mandou contra a própria meta, igualando o placar. O primeiro cartão amarelo da partida só saiu aos 28′, quando Kholosa Biyana acertou o tornozelo de Asllani. As vice-campeãs olímpicas martelaram no ataque e a recompensa veio aos 45′. Asllani cobrou escanteio na pequena área e, à queima-roupa, Amanda Ilestedt fez o gol da virada. As europeias ainda tiveram uma chance de ampliar no último minuto, em cabeçada de Seger contra a meta de Swart, que operou um milagre.

A Suécia volta a campo no próximo sábado, contra a Itália. Já a África do Sul joga contra a Argentina nesta quinta-feira.