Por Morgana Américo e Sarah Américo 

Depois de quatro anos de espera, começa nesta quinta-feira, 20, às 4h da manhã, a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Realizada pela primeira vez em dois países-sedes e apontada como a maior de todos os tempos, o jogo de abertura da competição será entre Nova Zelândia e Noruega. 

O torneio, que está em sua nona edição, poderá ser assistido mais de perto desta vez. Depois de um feito histórico atingido em 2019 – a eliminação do Brasil contra a França foi vista por mais de 35 milhões de telespectadores, divididos entre Globo, Band e SporTV, mais do que a grande maioria dos jogos masculinos -, neste ano, a competição poderá ser assistida em várias plataformas. 

Os jogos da Copa do Mundo feminina vão ser transmitidos na Globo (TV aberta), SporTv (canal fechado), FIFA + e Cazé TV, que conseguiu o direito de realizar a transmissão dos jogos da Copa. Apenas FIFA+ e a Cazé TV vão passar os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina. 

Na FIFA+, os jogos vão ser transmitidos em em sete idiomas diferentes, incluindo o português. Já a CazéTV conta com uma dupla de peso de comentaristas, são eles Fernanda Gentil e Guilherme Beltrão. Ao mesmo tempo, o canal do YouTube terá uma programação especial relacionada ao Mundial Feminino.  

A Globo vai passar apenas sete jogos da Copa na TV aberta. A torcida é para que sejam todos do Brasil, até a final. Mas, mesmo que a seleção seja eliminada, ela seguirá transmitindo uma partida de cada fase de mata-mata, incluindo a decisão, no dia 20 de agosto. Na Sportv (grupo Globo), serão 34 partidas transmitidas – incluindo todos os jogos do Brasil. Assinantes Globoplay também poderão acompanhar aos jogos. 

Confira os jogos do Brasil

O Brasil, que está no Grupo F, entra em campo na segunda-feira, 24, diante do Panamá. 

  • 24/07, às 8h – Brasil x Panamá 
  • 29/ 07, às 7h – França x Brasil 
  • 02/08, às 7h – Brasil e Jamaica 

Ponto Facultativo

Seguindo a cultura dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Masculino, no Brasil, nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, os funcionários terão direito ao ponto facultativo. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira, 18. Contudo, é importante ressaltar que o expediente terá início em até duas horas após o fim da partida. Essas orientações valem para administração direta, autarquias e fundações, para a primeira fase da competição.  

Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h. Já nos dias que os jogos forem às 8h, a jornada de trabalho começa às 12h. “Estamos focados em dar visibilidade ao futebol feminino. O ponto facultativo é sobre dar a mesma importância para a seleção feminina que tem a seleção masculina. É um novo tempo que o governo do presidente Lula traz, em um momento que o Brasil precisava”, declarou a ministra do Esporte, Ana Moser. 

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube