Inelegível, Bolsonaro gasta R$ 6,3 mil por dia, o maior custo para os cofres públicos de um ex-presidente
Gastos de Bolsonaro ultrapassam 1 milhão de reais desde sua saída da Presidência
Gastos de Bolsonaro ultrapassam 1 milhão de reais desde sua saída da Presidência
No período em que se passou desde que Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Planalto, em 1º de janeiro, o ex-presidente já utilizou mais de 1 milhão de reais em recursos públicos. Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, os gastos referentes aos últimos seis meses somam um total de 1.159.255,73 reais. Por dia, os cofres públicos pagaram R$ 6,3 mil para o ex-presidente.
Comparando com os ex-presidentes do regime democrático, Bolsonaro supera todos os seus antecessores no que diz respeito aos gastos após deixar o cargo.
De acordo com a Lei nº 7.747/86, ex-presidentes têm direito a uma estrutura que engloba até seis servidores para segurança pessoal, além de dois veículos oficiais com motoristas. Entretanto, os valores gastos por Bolsonaro entre 1º de janeiro e 4 de julho (última data consolidada pelo Executivo) ultrapassaram os de todos os outros ex-presidentes no mesmo período.
Uma parcela significativa desses gastos está relacionada aos salários dos assessores do ex-mandatário do PL. Nos seis meses analisados, foram desembolsados 361.447,24 reais para os quatro servidores, sendo dois assessores e dois motoristas. Essa quantia corresponde a uma média mensal de 60,2 mil reais.