‘Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema’, documentário dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira estreia em novembro nos cinemas brasileiros
O filme foi exibido na mostra Cannes Classics do Festival de Cannes 2023
Por Ricardo Soares
Selecionado para a programação da mostra Cannes Classics do Festival de Cannes 2023, o documentário “Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema” constrói sua narrativa a partir de depoimentos de Nelson Pereira dos Santos através de entrevistas concedidas ao longo de sua carreira e de trechos dos seus filmes, trazendo suas perspectivas sobre a vida, a política e cultura brasileira.
Segundo a diretora Aída Marques, para estruturar o filme foram anos de pesquisa sobre ele e sobre a obra. Reuniram arquivos dele, de papel, que estão na Academia Brasileira de Letras, alguns materiais na produtora dele. E buscaram também em acervos na França, em Portugal, na Itália, EUA e Cuba para poder pensar o filme.
Aída Marques ainda nos consta que conheceu Nelson quando tinha dez anos, pois seu pai fazia parte do mesmo núcleo de intelectuais e pensadores que ele. Conviveu com os filhos dele, pois estudavam na mesma escola, mas só anos depois quando ingressou na UFF é que se aproximaram e trabalharam juntos em alguns projetos.
“Com o filme RIO 40 graus, ele passou a ser considerado o fundador do cinema brasileiro moderno. Revendo várias vezes com a Ivelise os filmes dele para montar o documentário, vimos que sua obra é de uma modernidade incrível, de uma atualidade que nem suspeitávamos. ”, diz Aída Marques. “O olhar dele sobre o Brasil: que país é esse? E que país a gente quer construir? É o aspecto mais presente em sua obra”, completa.
Aída Marques e Ivelise Ferreira foram convidadas para fazer o documentário pelo próprio Nelson pouco antes de falecer. “Batalhamos muito para conseguirmos viabilizar patrocínios e toda a produção. E não foi fácil, mesmo sendo Nelson Pereira dos Santos”.
O documentário vai estrear em novembro no Brasil e tem previsão de estreia para 2024 na França. “Eu espero sobretudo que as pessoas vejam o filme e que conheçam esse personagem, esse diretor maravilhoso”, deseja Aída Marques.
O filme tem coprodução com a Globo Filmes, Globonews, Canal Brasil, Istrili Filmes e distribuição da Bretz Filmes.
Confira o pôster do filme: