Conheça e assista dez produções audiovisuais sobre pessoas trans e suas vivências
No mês do orgulho, filmes, séries e documentários mostram a multiplicidade de membros da comunidade trans em diferentes contextos e narrativas
O poder que o cinema e o audiovisual têm em dar visibilidade e propagar mensagens é gigantesco! A comunidade LGBTQIPN+ foi, por muito tempo, retratada de forma pejorativa, jocosa e isso contribuiu no estigma e inúmeros preconceitos acerca da diversidade sexual e de gênero.
Dentro da sigla, a comunidade trans segue sendo a que mais sofre preconceito, sem falar no risco de vida que pessoas trans passam simplesmente por serem quem são! Sobretudo no Brasil, que é o país que mais mata LGBTs no mundo.
Neste mês do orgulho, para além de celebrar, é importante conhecer e se aprofundar nas inúmeras vivências, contextos e demandas que pessoas trans têm. A partir disso, a Cine NINJA apresenta uma edição especial do “Cine Indica” focado em histórias de mulheres e homens trans, travestis e pessoas não binárias, que dentro das telas, mostram quem são e contam histórias com a capacidade de mudar a vida de seus espectadores.
E tem produções para todos os gostos: comédias românticas (trans joy), documentários informativos, produções biográficas, dramas, comédias… Confira a lista, dê o play e venha celebrar com a gente!
“Alice Junior” (2019)
Longa/ficção
Direção: Gil Baroni
Disponível na Netflix
Alice Júnior é uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos. Após se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.
“Eu, Um Outro” (2022)
Longa/documentário
Direção: Silvia Godinho
Disponível para alugar no YouTube; Apple TV; Google Play Filmes
O filme acompanha três homens trans: Luca está em busca de um antigo amor, Thalles quer mudar de nome e Raul deseja ser um homem melhor. Eles se encontraram em seus novos corpos, mas precisam sobreviver e resistir no país que mais mata pessoas transgênero.
“Paris Is Burning” (1990)
Longa/documentário
Direção: Jennie Livingston
Disponível no YouTube
Uma crônica da cena de cultura ballroom nova-iorquina dos anos 1980, mostrando os bailes, os detalhes da dança Vogue/Voguing, ambições e sonhos daqueles que proporcionaram calor e vitalidade para uma era.
“Tudo é Possível” (2022)
Longa/ficção
Direção: Billy Porter
Disponível no Prime Video
Kelsa é uma confiante e incrível garota trans que precisa passar pelo último ano do ensino médio. Khal, seu colega de classe, se apaixona por ela e decide convidá-la para sair. Com isso, no cenário escolar repleto de lutas e obstáculos, ela vive o fim do colegial com coragem, amor e determinação.
“Gêmeas Trans – Uma Nova Vida” (2023)
Série/documentário
Direção: Rico Perez
Disponível na HBO Max e Discovery+
Mayla e Sofia são duas irmãs do interior de Minas Gerais que fizeram história aos 19 anos, quando se tornaram as primeiras gêmeas do mundo a realizar a cirurgia de redesignação sexual juntas. Elas também foram as mais novas a fazer o procedimento no Brasil.
“Tipo Isso” (2021)
Série/ficção – 2 temporadas
Direção: Fab Filippo, Renuka Jeyapalan, Joyce Wong, J Stevens
Disponível na HBO Max
Sabi, uma pessoa não binária de vinte e poucos anos, enfrenta os desafios e dilemas da vida adulta, passando por questões familiares, amorosas e no trabalho.
“Revelação” (2020)
Longa/documentário
Direção: Sam Feder
Disponível na Netflix
Um olhar profundo sobre a representação de pessoas trans em Hollywood ao longo dos anos, mostrando o impacto dessas histórias nas vidas de membros da comunidade trans e na cultura norte-americana.
“Transgente” (2019)
Série/documentário
Direção: Adriana L. Dutra, Malu de Martino
Disponível na Globoplay + canais
A produção mostra, em seis episódios, o cotidiano de seis pessoas transgênero brasileiras, visitando lugares, ouvindo suas histórias e entrevistando pessoas marcantes em suas vidas.
“Veneno” (2020)
Série/ficção – 1 temporada
Direção: Javier Ambrossi, Javier Calvo, Mikel Rueda, Alex Rodrigo
Disponível na HBO Max
A vida e carreira da cantora, atriz e apresentadora Cristina Ortiz, conhecida como La Veneno. Ela foi uma importante personalidade da Espanha e a primeira mulher trans a ganhar fama na televisão espanhola. A vida de Cristina é contada através de Valeria Vegas, uma jovem universitária aspirante à escritora que está lidando com sua identidade de gênero. Uma grande fã de La Veneno, Valeria decide escrever um livro sobre ela e aprende sobre toda sua trajetória desde a difícil infância até a ascensão à fama.
Bônus: “Paloma” (2022)
Longa/ficção
Direção: Marcelo Gomes
Disponível na Globoplay
Paloma é uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional na igreja. Ela trabalha como agricultora em uma plantação de mamão e está economizando para pagar a festa. A recusa do padre em aceitar seu pedido obriga Paloma a enfrentar a sociedade rural. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abala sua fé e seu sonho.