Morrodália: o retorno dos festivais imersivos no sul do país
Evento criou zona autônoma temporária na serra gaúcha e apontou a onda de Festivais em 2023
Por Felipe Altenfelder / Mídia NINJA
Desde o começo dos anos 2000, quando os festivais independentes se firmaram como uma das principais plataformas de renovação da música brasileira, a região sul do Brasil se destacou por um perfil de evento muito interessante: os chamados festivais imersivos. Eles são realizados em terrenos ou fazendas que possibilitam ao público viver a experiência de montar um acampamento e assistir aos shows em um contexto de contato intenso e equilíbrio com a natureza.
No texto de hoje não vamos nos aprofundar nas histórias de cada um desses eventos, mas vamos contar uma aventura que começou no dia 11/11 com um bonde que partiu da Nave Coletiva em direção a São Francisco de Paula, na serra gaúcha, onde aconteceu o Festival Morrodalia.
Chegamos na madrugada e montamos as barracas já correndo contra um princípio de chuva que ameaçava a sensação de missão cumprida depois de 1100 km percorridos.
No dia seguinte, as primeiras horas do dia ainda traziam um clima de apreensão com a chuva que caía constante e pouco a pouco encharcou as barracas que resistiam e as novas que não paravam de ser montadas.
Às 15h30 do primeiro dia, ainda sob forte chuva, uma nota grave ecoou de um baixo que acabara de ser ligado no palco era o início do show do Black Pantera. A partir daí tudo fez sentido.
Uma das coisas mais legais do mundo é se sentir em casa e fazer parte da realização de um festival. Foram 4 dias de evento imersivo magicamente realizados por @marifmartinez @renatapinhatti @lucashankee @pauloze @a_alinemattos @alezinha.Rodrigues e mais uma baita turma. Fazia muito tempo que uma banda não me impressionava tanto como o @blackpanteraoficial e também foi um delícia assistir ao meu amigo @ottomatopeia, os @gilsonsoficial e a querida @dudabeat, além de ter tido a honra de comandar a discotecagem no palco principal.
Poderia contar muitas outras impressões e histórias e psicodelias que ficaram na memória, mas deixo vocês com as fotos e um vídeo de diário de Bordo. O sol saiu, os dias foram maravilhosos e fechamos por aqui com a energia renovada e a empolgação com todo o percurso de eventos incríveis que temos pela frente.
Vamo que vamo. #vidaninja
Felipe Altenfelder é um dos fundadores e repórter ao vivo da Mídia NINJA.