Você tem uma ideia que pode melhorar a acessibilidade cultural e facilitar o consumo de conteúdo cultural para pessoas com algum tipo de deficiência?

O Projeto Exposição Cidade e Arte Acessível promovem nos dias 03 e 04 de dezembro o Hackathon de Acessibilidade Cultural, totalmente online através da plataforma do Zoom. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de novembro e ajudar a tornar o consumo da cultura mais inclusivo.

A convocatória busca propostas de recursos educativos acessíveis, que possam apoiar ações e programações da Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro. Os participantes selecionados irão participar de uma imersão de desenvolvimento multidisciplinar, que busca conectar pessoas com conhecimento de causa, especialistas e criativos de diversos campos, e engajá-los em torno de um desafio.

Por fim, a duas melhores ideias desenvolvidas levarão uma premiaçãa de R$ 10 mil reais cada, que deverá ser investida na prototipação e validação da solução.

Clique aqui para se inscrever

Para inspirar as equipes do Hackathon, o projeto promove ainda duas palestras online sobre Acessibilidade nos Museus, através do Youtube. O primeiro será no próximo dia 30 de novembro, às 10h, com participação de Hilda Gomes. O próximo será dia 2 de dezembro, às 11h, por Isabel Portella

Saiba mais em: cidadeacessivel.com.br

Foto: Divulgação

O Hackathon Acessibilidade Cultural é uma iniciativa aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo (PRONAC n. 200741) e tem o patrocínio das empresas Sotreq e Mercer, realizado em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ, cuja ideia é criar espaços para discussão, aprimoramento e experimentação de soluções, promovendo o encontro e a colaboração para o desenvolvimento de recursos para apoiar a acessibilidade cultural.

O Hackathon propõe como desafio a proposição de dois recursos educativos e acessíveis, que possam apoiar as ações e programações da Casa da Ciência da UFRJ. Durante o evento serão disponibilizados aos grupos os materiais de algumas das expografias e projetos desenvolvidos pela unidade, para apoiar o desenvolvimento das propostas.

Foto: Divulgação / Cidade Acessível

A programação compreende sessões de mentoria e avaliação para a seleção da solução a ser prototipada e validada. A programação completa será divulgada no início do evento e estará disponível para todos os participantes.

Os participantes deverão fazer uma apresentação, em slides, da solução proposta e documentação relacionada. Além disso, deverão fazer uma apresentação e defesa oral de no máximo 10 minutos. Os grupos apresentarão as propostas desenvolvidas à Comissão Organizadora no dia 04 de dezembro de 2022, das 15h às 16h30.