Gol da Suiça foi feito pelo imigrante camaronês Breel Embolo, que não comemorou por respeito ao país de origem

Foto: Reprodução / Fifa World Cup

Por Diego Laguna e Mizpá Barros

A seleção brasileira conheceu hoje seus próximos dois adversários na copa do mundo. Suíça e Camarões fizeram suas estreias no estádio Al Janoub em uma partida vencida pelos suíços e marcada por um gol simbólico. Com gol de Embolo, atacante nascido em Camarões que não celebrou o intento, os europeus saem com 3 pontos na primeira rodada. Já os camaroneses jogam pressionados contra os sérvios na segunda rodada, pensando em uma vaga na fase seguinte.

O primeiro tempo foi de uma imposição suíça na posse de bola e no controle do meio de campo, enquanto Camarões foi mais decisivo e acumulava as melhores chances com descidas nos espaços deixados pelos europeus. A equipe do craque Xhaka praticamente não largou a bola nos primeiros minutos, mas viu Toko Ekambi e Choupo-Moting, respectivamente, terem oportunidades claras para marcar em contra-ataques, sem muita efetividade. Essa foi a toada de toda a primeira etapa, que veria um cenário diferente logo no primeiro lance do segundo tempo.

Os 45 minutos finais já começaram com a precisão que faltou na etapa inicial. Breel Embolo, um dos destaques da Suíça, balançou as redes em bola cruzada na área e finalizada cara a cara com o goleiro. O centroavante, nascido em Camarões e criado lá até os 5 anos, optou por não comemorar em respeito ao seu país de origem, mais um simbolismo importante das várias naturalizações de jogadores não europeus presentes em fortes seleções do velho continente. A partir daí, os africanos tentaram, mas faltou organização na construção ofensiva para buscar o empate. O técnico Rigobert Song tentou algumas substituições para encorpar a criação de jogadas da equipe, mas acabou vendo o time helvético chegar com mais perigo.

As duas equipes do grupo G voltam a campo na segunda-feira, dia 28. Os Leões Indomáveis encaram a Sérvia às 7 horas, enquanto os suíços enfrentam a nossa canarinho, às 13 horas, sendo o segundo adversário brasileiro no mundial.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube