Guia criado por coletivo Canarinhos LGBTQ+ orienta como denunciar casos de homofobia na Copa no Catar
O manual, feito com base em informações publicadas pela Fifa e outros órgãos, contém orientações de como o torcedor pode proceder em caso de LGBTfóbia durante os jogos no Catar.
O guia LGBTQIAP+ Copa do Mundo da Canarinhos LGBTQ+ para a Copa do Mundo 2022 no Catar visa orientar e informar as pessoas, da comunidade LGBTQIAP+ ou não, de como proceder para aproveitar o evento no país sede com tranquilidade e segurança, mas também saber quais atitudes tomar diante de uma situação de preconceito e LGBTfobia durante os jogos.
Lá você encontra informações sobre a legislação local, como denunciar atos de discriminação, a quem recorrer para ter acolhimento, o que acontece com os agentes que praticam LGBTfobia, entre outras informações.
O guia foi elaborado com base em informações divulgadas pela Fifa, onde diz que o Sistema de Monitoramento Antidiscriminação da FIFA registrará as evidências de quaisquer incidentes de canto LGBTfóbico durante as partidas pelos Observadores Anti-Discriminação da FIFA.
Os Voluntários de Direitos Humanos da FIFA irão interagir diretamente com os torcedores, realizando entrevistas e os auxiliando a fazer reclamações por meio do Mecanismo de Reclamações da FIFA.
Confira o guia completo no site torcidaslgbt.com.br.