Esse órgão teria um caráter interministerial, onde Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal e Ibama, entre outros, trabalhariam de forma integrada

Marina Silva participa da COP27 (Mídia Ninja)

Teca Curio, da cobertura colaborativa NINJA na COP27

São muitas as expectativas com a volta do Brasil ao centro dos debates sobre meio ambiente e a passagem do presidente Lula pela COP 27 mostra o comprometimento do próximo governo com o tema.

A deputada federal eleita Marina Silva (REDE), que participa da COP 27, sugeriu a criação de um órgão técnico que teria a função de monitorar as medidas tomadas pelo Brasil no combate contra as mudanças climáticas.

A proposta ainda está sendo discutida, mas a ideia seria criar um órgão técnico e não político, diferente da secretaria que seria criada e subordinada à presidência da república. 

Esse órgão teria um caráter interministerial, onde Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal, Ibama entre outros trabalhariam de forma integrada. A deputada afirmou que seria uma experiência inovadora e muito potente, e comparou sua ideia com órgãos já existentes, como a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, responsável por regular e fiscalizar atividades e instalações nucleares no Brasil.

Sobre a passagem de Lula na COP 27, Marina disse que a presença do presidente eleito, mesmo sem ter assumido ainda, já é uma grande mensagem e que isso mostra que o presidente está comprometido com a proteção das florestas brasileiras e tropicais e que o Brasil volta ao protagonismo ambiental com toda força.