Embaixador da Alemanha repudia uso de gestos nazistas em manifestações
Heiko Thoms fez um posicionamento no Twitter contra saudação de bolsonaristas
Por Larissa Castro
Heiko Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil, repudiou em tweets os gestos nazistas feitos em manifestações antidemocráticas em todo país. Ele reforçou que apologia ao nazismo é crime e que é uma atitude “chocante”.
O uso de símbolos nazistas e fascistas por "manifestantes" claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!
— Embaixadora Bettina Cadenbach (@AmbBrasilia) November 3, 2022
“Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil.
Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, continuou Heiko.
Na última quarta-feira (2), bolsonaristas realizaram um gesto que remete à uma saudação nazista em um ato contra o resultado das eleições para presidente na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
O gesto se assemelha com uma reverência e foi realizado na base do exército da cidade, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado por centenas de pessoas vestidas com roupas nas cores na bandeira brasileira, verde e amarelo, durante o Hino Nacional.
Ver essa foto no Instagram
Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Santa Catarina para investigar o caso, que pode ser caracterizado como apologia ao nazismo, que é crime no Brasil. Porém, em apuração prévia, o Ministério relatou que não há evidências de crime e que não houve intenção de apologia ao nazismo. O órgão também afirmou que a atitude é “absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional” e pode gerar penalidade.