A vitória de Dantas também significa a derrota do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) que tentaram interferir no pleito eleitoral do estado

Supremo decide pela volta de Paulo Dantas ao Governo de Alagoas. Foto: Divulgação/Twitter @paulodantasal

Por Mauro Utida

O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito ao derrotar o senador Rodrigo Cunha (União Brasil). A vitória de Dantas também significa a derrota do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) que tentaram interferir no pleito eleitoral do estado.

Dantas enfrentou turbulências durante a campanha. No início deste mês de outubro, o governador foi afastado do cargo por decisão da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, mais tarde confirmada pela Corte Especial.

Na última segunda-feira (24), os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, revogaram o afastamento do emedebista. Gilmar considerou que a legislação eleitoral não permitiria tal medida contra um candidato à reeleição às vésperas do pleito. Já Barroso entendeu que havia dúvida razoável sobre a competência do STJ para tomar a decisão.

Dantas foi acusado pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal de chefiar uma organização criminosa responsável por desvios de servidores fantasmas na Assembleia Legislativa alagoana, à época em que era deputado estadual.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) enxergaram como clara tentativa de interferência no processo eleitoral a ação da Polícia Federal que teve como alvo o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), opositor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais:

Ministros do STF veem ‘interferência política’ em ação da PF que afastou Paulo Dantas

Decisão do STF libera volta de Paulo Dantas ao governo de Alagoas