Lula escancara isolamento de Bolsonaro em debate antes do segundo turno
Lula classificou como lamentável debate contra o adversário que não discutiu um projeto para o país e ficou sem responder o por quê não deu aumento real em quatro anos
Por Mauro Utida
No último debate da Globo antes do segundo turno das eleições, neste domingo (30), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) passou sem responder a pergunta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por que não deu aumento real no seu governo.
"Quero dizer ao povo brasileiro em alto e bom som: durante quatro anos esse homem governou o país e não deu 1% de aumento do salário mínimo" Lula no #DebateNaGlobo pic.twitter.com/OF0JfqneTK
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 29, 2022
O tema sobre salário mínimo foi escolhido por Bolsonaro no primeiro bloco do debate, e Lula mostrou como o salário mínimo hoje é menor do que quando o atual presidente assumiu, enquanto nos dois governos de Lula, o salário mínimo teve aumento em 74%.
A falta de postura e argumento de Bolsonaro durante o evento foi ironizada pelo candidato petista que acusou o candidato da extrema-direita estar isolado no cenário político mundial por falta de propostas para o país e o mundo.
“A impressão que eu tenho é que eu tô debatendo com um cidadão estranho a política nacional”, disse Lula.
"É preciso ter respeito! Se comporte como um presidente da República." Lula no #DebateNaGlobo pic.twitter.com/6ZSN5Nrksh
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 29, 2022
A pandemia também foi discutida entre os candidatos. Enquanto Bolsonaro mentiu sobre a campanha de vacinação que teve êxito, Lula lembrou que o governo de Bolsonaro negou a pandemia e foi responsável por milhares de mortes evitáveis na pandemia.
“Ele continua tentando enganar a opinião pública. Quando ele comprou a vacina São Paulo já estava dando a vacina, vários países do mundo já estavam ando a vacina”, Lula rebate ao vivo mais uma mentira de Bolsonaro.
"Ele sabe que um dia vai bater na consciência dele a responsabilidade de pelo menos metade das pessoas que morreram" Lula no #DebateNaGlobo pic.twitter.com/bq7sQuHnfc
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 29, 2022
Lula também rebateu o programa armamentista de Bolsonaro e acusou o presidente de facilitar a compra de armas de fogo de alto calibre pelo crime organizado. O programa do petista já divulgou que irá revogar os decretos que facilitam a compra de armas pela população. “Vamos investir em livros e cultura, não em armas”, declarou Lula.
“O seu modelo de paz é o Roberto Jefferson armado até os dentes atirando na Polícia Federal, aquele é seu modelo de paz, tranquilidade, harmonia”, disse Lula a Bolsonaro, que continuou negando a aproximação com o político do PTB que está preso.
Na temática sobre o meio ambiente, Bolsonaro voltou a repetir mentiras. Lula lembrou que reduziu o desmatamento em 70% durante seu governo com o apoio da ex-ministra Marina Silva. “Já o seu governo foi responsável pela maior destruição do nosso país”, declarou o petista.
A fala do candidato à reeleição foi alvo de diversas críticas nas redes:
Em 2021, o governo Bolsonaro foi responsável por 40% do desmatamento no mundo. Só nos dez primeiros meses deste ano, o desmate na Amazônia já superou os registros de 2021. Até o final de dezembro, novo recorde de perda de cobertura florestal deve ser batido.
— Marina Silva (@MarinaSilva) October 29, 2022
BOLSONARO MENTE!
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 29, 2022
Lula reduziu o desmatamento em 67%.
Bolsonaro aumentou o desmatamento em 73%.#DebateNaGlobo
Bolsonaro falou do Inpe no debate. Em 2019, ele me demitiu por defender a verdade sobre o desmatamento na Amazônia. Como é cínico o presidente Bolsonaro!
— Ricardo Galvão (@ricardogalvaosp) October 29, 2022