Lula no debate da Band. Foto: Ricardo Stuckert

As mentiras contadas pela campanha de Bolsonaro estão sendo punidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta sexta-feira, 21, o plenário do tribunal concedeu direito de resposta à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ser publicado no Twitter do presidente Jair Bolsonaro. A decisão atende pedido da Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin.

Entre os dias 19 e 20 de julho, Bolsonaro usou seu perfil no Twitter para publicar três posts com fake news a respeito de Lula. A narrativa maliciosa tentou vincular o ex-presidente e o PT à organização criminosa PCC. O próprio TSE já havia avaliado a publicação como fake news, ordenado sua remoção e aplicado multa de R$ 5 mil a Bolsonaro.

A decisão do TSE determina que a resposta apresentada pela campanha de Lula seja publicada imediatamente no Twitter de Bolsonaro.

Essa decisão faz parte de uma série de punições que a campanha de Bolsonaro vem sofrendo por espalhar mentiras deliberadamente contra Lula. Nas últimas semanas o TSE já determinou a exclusão de fake news de Bolsonaro de que Lula implantaria banheiro unissex nas escolas e a suspensão imediata de propaganda de Bolsonaro que questiona a inocência de Lula.

“É imperioso destacar que as falas do representado ultrapassam o direito à crítica e à manifestação de opinião, pois promovem a ideia de que os oponentes apontados por ele teriam qualquer tipo de ligação com o crime organizado”, afirmaram os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin Martins na representação.

“Por mais desairosa e estapafúrdia que tais asserções pareçam, possuem o condão de incutir graves inverdades no imaginário dos usuários da rede social – sobretudo por ser o representado ocupante de um dos mais proeminentes cargos da República, e, além disso, acompanhado por milhões de pessoas pela internet”, acrescentam.