O ex-candidato à presidência da República Ciro Gomes anunciou apoio a Lula para disputa do segundo turno das eleições presidenciais, que ocorre no dia 30 de outubro. Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (4), Ciro afirma que participou da decisão do Partido Democrata Trabalhista (PDT) que, por unanimidade, decidiu pelo apoio a Lula.

“Nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora”, disse Ciro.

PDT busca incorporar propostas de Ciro no plano de governo de Lula, caso ele seja eleito no segundo turno. São três principais: retirar pessoas do endividamento, propor um novo código trabalhista e impedir o avanço de propostas de privatização de estatais estratégicas.

Ciro Gomes já foi ministro da Integração Nacional nos primeiros anos do governo Lula, dessa vez, o ex-candidato que terminou em quarto lugar no primeiro turno, com 3.599.287 votos, equivalente a 3,04%, afirma que não deve participar do governo, e seguir um ‘posicionamento crítico’, seja qual for o resultado do segundo turno.

No primeiro turno das eleições, Lula e Jair Bolsonaro obtiveram, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos válidos