PT elege quatro senadores e tem a quinta maior bancada no Senado
Neste domingo, o PT elegeu Wellington Dias (PI), Camilo Santana (CE), Teresa Leitão (PE) e Beto Faro (PA)
Por Mauro Utida
As eleições deste domingo (2) não foram fáceis para o grupo progressista no Senado que viu o partido de Jair Bolsonaro, o PL, eleger o maior número de senadores e passará a ter a maior bancada da Casa, a partir de 2023, com 14 senadores.
Partido comandará 14 das 81 cadeiras do Senado a partir de 2023, seis a mais que hoje. PSD (12 senadores), MDB (10), União Brasil (10) e PT (9) completam lista de maiores bancadas.
Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores elegeu Wellington Dias (PI), Camilo Santana (CE), Teresa Leitão (PE) e Beto Faro (PA).
Beto Faro venceu Mário Couto (PL) por 42,43% a 35,54% e ocupa a vaga deixada por Paulo Rocha (PT) no estado.
Já Teresa Leitão foi eleita a primeira mulher senadora da República por Pernambuco e vai representar o Estado no Senado ao lado de Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) que estão na metade dos seus respectivos mandatos.
O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT) foi eleito senador pelo Piauí com 51% dos votos válidos, retornando ao Senado após nove anos. Seu principal adversário, Joel Rodrigues (Progressistas), ficou com 891.884 votos, equivalente a 47,60%.
No Ceará, Camilo Santana foi eleito senador para os próximos oito anos e vai ocupar a vaga do senador Tasso Jereissati (PSDB). Ele teve cerca de 70% dos votos válidos.