Apoiador de Lula é covardemente agredido em Manaus por bolsonarista
Vítima passou por exame de corpo de delito no IML de Manaus e polícia tenta identificar agressor
Por Mauro Utida
Durante uma caminhada da campanha para reeleição do deputado federal Zé Ricardo (PT) no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus (AM), na noite desta terça-feira (27), um cabo eleitoral foi covardemente agredido na cabeça com uma barra de ferro por um homem apoiador de Jair Bolsonaro (PL).
A vítima, o militante Jadir Augusto, foi levado a um pronto-socorro e em seguida ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Ele fez um boletim de ocorrência contra o agressor na 19º Delegacia de Polícia de Manaus. O agressor é dono de uma barraca de frutas localizada nas proximidades de onde acontecia o ato político.
Em frente a delegacia, o deputado Zé Ricardo gravou um vídeo em solidariedade ao apoiador Jadir Augusto. Ele condenou a violência política nesta campanha eleitoral e a intolerância gerada pelo governo de Bolsonaro, que incentiva o ódio e a violência. “Política tem que ser feita por meio do debate, não podemos aceitar a violência, a democracia não aceita este tipo de ato”, declarou.
Toda nossa solidariedade ao companheiro Jadir Augusto, militante político, que estava fazendo trabalho na campanha, contribuindo com essa eleição, no bairro da Redenção, na tarde de hoje (27). pic.twitter.com/Jxiplj4Y5h
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) September 28, 2022
A agressão
Segundo informações da Revista Fórum, durante o discurso de Zé Ricardo, que também é conhecido como “o homem da Kombi”, um mototaxista se aproximou do comício e começou a agir de modo agressivo e grosseiro com Zé e os presentes. “Ele o chamou de ladrão, mentiroso e disse que iria votar em Jair Bolsonaro”, contou uma assessora de Zé Ricardo para a Revista Fórum.
Em determinado momento o mototaxista jogou a moto em cima de um rapaz causando uma confusão com amigos e familiares do atingido que foram tirar satisfação. Neste momento, um terceiro homem, o dono da barraca de frutas que também é bolsonarista entrou na briga e pegou uma das barras de ferro de sustentação da barraca. A vítima, por sua vez, havia “entrado na briga” com fins de apartar os brigões e acabou levando a pior.
A assessoria do deputado Zé Ricardo informou à reportagem da Revista Fórum que a campanha do deputado petista é constantemente hostilizada em Manaus.
Ataque em SP
Em Osasco, na Grande São Paulo, um homem atacou o comitê de campanha do deputado estadual Emídio de Souza (PT), candidato a reeleição à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo do estado.
O caso ocorreu nesta terça-feira e de acordo com a equipe de comunicação do petista, foram destruídos itens de mobiliário e alguns materiais de campanha.
Uma apoiadora do deputado, que trabalha na campanha, diz ter sido empurrada e que machucou a parte frontal do corpo. Ela acredita que o homem, que se identificou como apoiador de Bolsonaro, já teria passado em frente ao endereço ontem, e gritado frases como “Fora PT” e de apoio ao presidente. De acordo com a campanha de Emídio, o homem não é conhecido e fugiu do local.
Infelizmente a onda de ódio chegou a Osasco e hoje atingiu a nossa campanha. Um bolsonarista invadiu o nosso Comitê do Novo Osasco, agrediu uma apoiadora e destruiu materiais. Vamos tomar todas as medidas para que esse sujeito pague pelos crimes que cometeu. pic.twitter.com/iUQy5aFBIA
— Emidio de Souza (@EmidioDeSouza_) September 27, 2022