Em uma semana de poucas estreias, um dos destaques é o novo longa de Thiago B. Mendonça, “Curtas Jornadas Noite Adentro”, que faz uma ode ao samba

“Curtas Jornadas Noite Adentro”, de Thiago B. Mendonça. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

Mais uma quinta-feira, dia de conhecer as estreias cinematográficas que ocuparão as salas comerciais do país. Além da oportunidade de celebrar e incentivar a sétima arte, o circuito atual é marcado pela ação especial “Semana do Cinema”, que oferece de hoje (15) a 22 de setembro, ingressos a R$ 10 reais em diversas redes brasileiras.

Poderão ser conferidos nas telonas filmes como o profundo “Curtas Jornadas Noite Adentro”, que enaltece os sambistas da noite; os documentários “Ivan, O TerriRvel”, que mostra a história de um importante nome da contracultura cinematográfica nacional, e “Moonage Daydream”, produção que foca no astro do rock dos anos 70, David Bowie; o thriller francês “Amantes”; a comédia brasileira “Uma Pitada de Sorte”, estrelada pela divertida Fabiana Karla; e por fim, o terror mainstream “Órfã 2: A Origem.

“Curtas Jornadas Noite Adentro”

Terceiro longa do diretor Thiago B. Mendonça, que acompanha o cotidiano de jovens sambistas paulistanos que buscam realizar seus sonhos musicais. A dificuldade em conquistar um espaço na cena, além da dura vida em trabalhos que fogem dos seus objetivos, o filme mostra a importância do samba na vida dos personagens.

Segundo o diretor, o trabalho é uma ode ao samba: “Um filme inspirado em histórias de pessoas reais, seus trabalhos precarizados e suas caminhadas trôpegas pelas noites paulistanas. A cultura do samba, tão presente no Brasil, foi pouco trabalhada no cinema ficcional”, diz o diretor. (via Tela Viva)

Thiago assina o roteiro ao lado de Selito SD. O elenco é formado por Carlos Francisco, Lua Reis, Marquinho Dikuã, Monalisa Madalena, Renato Martins e Ronaldinho da Cuíca.

O longa teve estreia internacional no DOCLisboa, em Portugal, e nacional na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ambas em 2021.

Assista ao trailer do filme:

“Ivan, O TerriRvel”

Documentário que faz um resgate da obra do cineasta brasileiro Ivan Cardoso, responsável por criar o subgênero “terrir”, uma mistura entre chanchadas, comédia e filmes de terror clássico norte-americanos. Dirigido por Mario Abbade, o filme contém materiais de arquivo, registros documentais e momentos ficcionais, reconstruindo a carreira do diretor.

Assista ao trailer do filme:

“Moonage Daydream”

Documentário sobre David Bowie que é apresentado ao público como “uma experiência sensorial”, trazendo registros inéditos aos fãs do cantor e de música em geral. Contar a história de um dos ícones musicais do século 20 pode parecer algo bastante desafiador. E de fato é, porém, para Brett Morgen, diretor da produção, trata-se de uma oportunidade de lançar um olhar inédito sobre tal artista. Brett não é novato nesse formato, assinou a direção de filmes como “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” (2012) e o visceral “Cobain: Montage Of Heck” (2015).

Fugindo do formato cronológico e linear de biografar um artista, Morgen promete uma experiência imersiva e sensorial sobre David Bowie, celebrando o legado do artista versátil e transgressor, que influenciou e segue servindo de referência a tantos superstars da indústria.

Assista ao trailer do filme:

“Amantes”

Após estrear no Festival de Veneza, em 2020, o novo filme de Nicole Garcia chega ao circuito comercial. Conhecida por apresentar dramas elegantes e complexos, a cineasta francesa conta a história de um triângulo amoroso com toques de “suspense noir”, segundo ela mesma. O filme é estrelado por Stacy Martin, Pierre Niney e Benoît Magimel.

Assista ao trailer do filme:

“Uma Pitada de Sorte”

O diretor Pedro Antonio Paes (“Tô Ryca”, “Um Tio Quase Perfeito”), apresenta a comédia romântica estrelada pela incrível Fabiana Karla. Na trama, ela faz uma cozinheira que sonha em ser reconhecida como uma grande Chef. Ela se divide entre os trabalhos de Sous Chef (sub-chef) e animadora de festas, enquanto segue em busca de realizar seu maior sonho. A vida da personagem começa a mudar quando ela é aprovada para ser auxiliar de um renomado Chef em um programa de TV.

Assista ao trailer do filme:

“Órfã 2: A Origem”

Seguindo a onda de prequelas em filmes e séries, após 13 anos, “A Órfã” ganhou uma sequência. O filme de 2009 fez bastante sucesso, não pela qualidade da produção em termos de roteiro e atuações, mas sim por sua grande reviravolta nos últimos atos. Desta vez, Isabelle Fuhrman volta a dar vida à personagem no filme que conta o que aconteceu antes dos eventos da primeira produção. Esther (Furhman) arquiteta uma fuga de uma clínica psiquiátrica da Estônia e vai para os Estados Unidos, onde se passa pela filha desaparecida de uma família rica.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (8)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (1º)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (25)