Quatro produções nacionais bastante diversas se destacam: “De Repente Drag”, “Quem Tem Medo?”, “Sapato 36” e “O Palestrante”

O divertido “De Repente Drag”, uma das estreias desta semana. Foto: Reprodução

Por Sérgio Madruga

Mais um final de semana se aproxima, e com ele, os lançamentos que chegam nos cinemas. Valorizando a nossa rica produção cinematográfica, a Cine Ninja destaca quatro filmes nacionais com temas e abordagens bastante diferentes, que valem a pena serem conferidos a partir desta quinta-feira (4), nas salas de cinema pelo Brasil. Uma comédia protagonizada por membros da comunidade LGBTQIAPN+, um documentário importantíssimo sobre censura à arte no país, outro filme que documenta a importância do esporte periférico, e por fim, uma comédia estrelada pelos consagrados humoristas Fábio Porchat e Dani Calabresa. Saca só!

“De Repente Drag”

Com roteiro e direção de Rafaela Gonçalves, o longa foi filmado em São Luís do Maranhão, e a trama acompanha Julião, um repórter cansado de ser a piada no jornal onde trabalha. Até que eventualmente, ele e sua amiga Yasmin conhecem Lohanny, que denuncia um caso de tráfico de pessoas após participar do maior concurso de Drag Queens do Nordeste. Julião percebe ali sua oportunidade de mudança de cargo, mas para isso, vai precisar se despir de preconceitos e mergulhar no universo Drag, como parte de sua investigação.

O elenco conta com Ruan do Vale, Brena Maria, Frimes, além das ilustres participações de Silvero Pereira, Tchaka, Márcia Pantera, Pepita, Silvetty Montilla, Sangalo Schneider, Kaya Conky, Potyguara Bardo e Rochelle Santrelly.

O filme fez parte do Selo ELAS 2020, uma iniciativa da Elo Company com a intenção de fomentar o cinema feito por mulheres. “De Repente Drag” é o primeiro longa-metragem do Maranhão a ter uma diretora negra e o segundo da história do estado a ter uma diretora mulher.

Assista ao trailer do filme:

“Quem Tem Medo?”

Com direção de Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, o documentário acompanha artistas e performers que tiveram seus trabalhos censurados. Um retrato da ascensão da extrema direita no país. Gravado em 2017, a produção traz entrevistas com os artistas, registros das obras censuradas e discursos de deputados e senadores.

O filme acompanha os casos de Renata Carvalho, Wagner Schwartz, Maikon K, José Neto Barbosa, e das montagens “Caranguejo Overdrive”, da Aquela Cia de Teatro, e “RES PUBLICA 2023”, do coletivo A Motosserra Perfumada.

O documentário denuncia as estratégias de censura no Brasil, que deixaram de ser explícitas e foram atualizadas, através de assédio judicial, enfraquecimento dos mecanismos de controle, aparelhamento ideológico, cortes financeiros, campanhas de difamação, entre outros.

Assista ao trailer do filme:

“Sapato 36”

O documentário dirigido pelo pernambucano Petrônio Lorena, apresenta um retrato íntimo do futebol de várzea. Ambientado no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife, o filme defende a importância do futebol de várzea, traçando um histórico em que personagens destacam a importância do esporte em suas vidas.

O valor social que a atividade possui, é debatido por nomes de sucesso que começaram neste contexto, como Mauro Shampoo e o tetra campeão mundial Ricardo Rocha. O documentário mostra também como o esporte resiste dentro das comunidades, ganhando força inclusive entre as mulheres, visto em depoimentos da jogadora Popó e as atletas do Náutico. Marconi, dirigente e técnico do União Futebol Clube, um dos maiores e mais tradicionais de Santo Amaro, também fala sobre a importância do futebol de várzea, assim como o jovem Ibson Gomes, profissional que se destaca na categoria, jogando em 13 times diferentes.

A produção já participou de diversos festivais dentro e fora do Brasil, além de ser o terceiro longa-metragem do diretor Petrônio Lorena.

Assista ao trailer do filme:

“O Palestrante”

Protagonizado por Fábio Porchat e Dani Calabresa, o longa ironiza a figura dos coaches motivacionais, que ficaram tão popularizados nos últimos tempos. Segundo a sinopse, Guilherme é um contador que trabalhou a vida inteira numa mesma empresa. Após ser mandado embora, ele se vê sem perspectiva de vida, e um acontecimento inesperado o faz assumir o lugar de um palestrante motivacional.

A comédia é dirigida por Marcelo Antunez, e o elenco conta também com Antônio Tabet, Maria Clara Gueiros, Otávio Müller, Miá Mello, Paulo Vieira, Rodrigo Pandolfo, Débora Lamm, Ernani Moraes, Evandro Mesquita e Letícia Lima.

Assista ao trailer do filme:

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (28)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (21)