Sede da Caixa Econômica Federal em Brasília. — Foto: Bento Viana/Divulgação

O diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa, Sérgio Ricardo Faustino Batista, foi encontrado morto na noite desta terça-feira (19), no edifício-sede da Caixa, na região central de Brasília. A diretoria de Faustino é encarregada da investigação de assédio sexual contra o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil do Distrito Federal, que assinalou preliminarmente o caso como “suspeita de suicídio”. A 5ª Delegacia de Polícia investiga o caso. “O caso segue em apuração, preliminarmente tipificado como suicídio, em razão da vítima ter sido encontrada já sem vida no lado externo do prédio sede da Caixa Econômica Federal”, declarou em nota.

O corpo de Faustino foi encontrado na área externa do prédio por vigilantes que estavam de plantão. Sérgio Ricardo Faustino Batista tinha 54 anos e seguiu no cargo mesmo após a mudança na presidência da Caixa.

A Diretoria de Controles Internos e Integridade, a DECOI, é responsável pelo recebimento e acompanhando de denúncias feitas por funcionários por meio dos canais internos do banco.

Diretoria da vítima é encarregada da investigação de assédio sexual contra o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com a coluna de Rodrigo Rangel, no Metrópoles, há a suspeita de que a denúncia de assédio sexual envolvendo Guimarães, tenha sido levada ao conhecimento da cúpula do banco antes de ser apurada.

Funcionário de carreira, entrou para o banco em 1989 e assumiu a diretoria de controles internos por processo seletivo em março de 2022. Antes disso, ele havia integrado a equipe que assessorava diretamente o gabinete de Pedro Guimarães.

A Caixa manifestou em nota “profundo pesar pelo falecimento do empregado Sérgio Ricardo Faustino Batista”, e disse que colabora com as investigações.