Exército brasileiro hasteia bandeira nazista durante encenação em colégio militar do RJ
Uma bandeira nazista foi hasteada em um Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, na última sexta-feira (1º).
Por Joelma Stella
Uma bandeira nazista foi hasteada em um Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, na última sexta-feira (1º).
De acordo com o Exército, a bandeira foi hasteada durante uma representação teatral sobre a 2ª Guerra Mundial, que retratava a rendição de divisões exército alemão e italiano aos pracinhas brasileiros em abril de 1945, na cidade de Fornovo di Taro. Ainda segundo o Exército, a encenação tinha por objetivo ensinar como foi criado o distintivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e não caracterizaria apologia ao nazismo. Durante a encenação, soldados do exército brasileiro chegaram a fazer a saudação nazista.
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) divulgou nota de repúdio questionando a finalidade pedagógica da encenação, e informando que os professores da instituição de ensino não foram consultados previamente sobre a apresentação.
O Exército hasteou um bandeira nazista no Colégio Militar do Rio de Janeiro. A cena fazia parte de uma comemoração para lembrar os pracinhas brasileiros na 2ª Guerra Mundial. pic.twitter.com/NY8hZ4eHBy
— Flávio Costa (@flaviocostaf) July 5, 2022
O caso ganhou projeção depois que um vídeo do momento em que a bandeira nazista é hasteada viralizou no Twitter.
A apologia ao nazismo, incluindo o uso e distribuição de símbolos, ou propaganda desse regime é crime no Brasil, de acordo com o texto da Lei 7.716/1989:
“Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social. Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.”