Por José Carlos Almeida

Os Estados Unidos voltaram a ser palco do pesadelo recorrente no país que são os ataques armados em escolas. Na última terça-feira, (24/05), um adolescente de 18 anos abriu fogo em uma escola primária no Texas deixando 21 pessoas mortas, entre elas, 19 crianças e duas pessoas adultas, incluindo uma professora.

Neste momento os senadores estão reunidos discutindo o controle de armas no país. O lobby da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês) é muito forte nos Estados Unidos e trabalha contra a aprovação de leis mais estritas sobre armas.

Um exemplo da influência da organização no Congresso e no meio político americano: Greg Abbott e Ted Cruz figuram como oradores em uma conferência organizada pelo poderoso grupo lobista em Houston, Texas, no fim desta semana.

Ontem (24), em pronunciamento oficial, o presidente americano Joe Biden declarou: “Eu esperava, quando fui eleito presidente, não ter mais que fazer isso”, disse Biden ao iniciar sua declaração na Casa Branca. “Quando, pelo amor de Deus, vamos enfrentar o lobby das armas?”, perguntou.

O chefe de Estado foi informado do drama no avião que o trazia de volta de sua viagem à Ásia. “É hora de transformar esta dor em ação para cada pai, cada cidadão desse país”.

Segundo a BBC só este ano foram registrados 27 tiroteios em escolas nos EUA. Crianças em idade escolar treinam e até ensaiam o que fazer se um atirador entrar em sua sala de aula.

Há cerca de 10 dias, dez pessoas foram mortas em um tiroteio em massa em Nova York.

https://midia.ninja/news/ja-sao-21-pessoas-mortas-sendo-19-criancas-em-tiroteio-em-escola-nos-eua/

https://midia.ninja/news/desgosto-insuportavel-celebridades-reagem-ao-tiroteio-em-escola-no-texas/

https://midia.ninja/news/web-faz-homenagem-as-vitimas-do-massacre-na-escola-do-texas/