Foto: Polícia Civil/Divulgação

Em Chapecó, Santa Catarina, uma menina de 10 anos denunciou ao monitor do transporte escolar que estava sendo vítima de abuso sexual. O suspeito, padrasto da menina, de 55 anos, foi preso.

A menina entregou um bilhete ao monitor que dizia: “me ajuda estou sofrendo abuso sexual”. O monitor contou ao conselho tutelar, que chamou a polícia. A garota contou que os abusos aconteciam em casa, quando a mãe saia pra trabalhar. A prisão preventiva foi decretada por estupro de vulnerável.

O delegado responsável pelo caso destacou que muitos dos abusos acontecem em casa e são pessoas conhecidas que os praticam. Importante sempre ensinar as crianças e adolescentes sobre consentimento, quais brincadeiras não são aceitáveis e reforçar que ainda que ameaças aconteçam, sempre devem contar para um adulto se alguma situação de abuso acontecer.

O estado é o 4º no ranking nacional de casos de estupros notificados de crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.