Adorei as almas: 13 de maio, dia de Preto Velho
Além da assinatura da Lei Áurea, dia 13 de maio é dia dos Pretos-Velhos, entidade da Umbanda que reflete humildade, paciência e sabedoria.
Com informações de @ricardo.umbanda, @numerologleds e Nayara Guimarães
Hoje o Twitter acordou com “Adorei as Almas” entre os assuntos mais comentados, por conta do dia de Pretos Velhos. O termo francês utilizado pela maioria dos europeus significa deixar dourado ou deixar brilhando. O termo Adorê, era ouvido pelos escravos quando tinham que limpar e deixar brilhando as armas e peças metálicas dos senhores de engenho.
ADORÊ ( Saudação que significa Salve, Exaltemos as Almas ) reverência em saudação aos Ancestrais, nossos Irmãos pela Criação de todos nós por Deus Supremo.
https://twitter.com/NossosOrixas/status/1524947593545007108
https://twitter.com/gloriacamillo11/status/1525091169247580163?s=20&t=Qq1W7JUkUvjJLcKTCHvlEw
Além do dia da assinatura da Lei Áurea, dia 13 é dia de Preto Velho na Umbanda. Os Pretos Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana, representante dos velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravizados, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.
A imagem do Preto Velho também reflete características como a humildade, a paciência e a sabedoria. Pretos velhos são grandes conselheiros e devem ser ouvidos atentamente!