Ncuti Gatwa é anunciado como novo “Doctor Who”, o primeiro ator negro no papel
O anúncio foi feito neste domingo pela BBC
O ator Ncuti Gatwa substituirá Jodie Whittaker como a estrela de Doctor Who, anunciou a BBC. O jovem de 29 anos se tornará o 14º Senhor do Tempo no popular programa de ficção científica e o primeiro ator negro a desempenhar o papel principal.
O ator escocês Gatwa, que nasceu em Ruanda, é mais conhecido por estrelar o seriado Sex Education da Netflix.
Ele disse à BBC News: “É realmente incrível. É uma verdadeira honra. Esse papel é uma instituição e é tão icônico”.
Falando no tapete vermelho antes do Bafta TV Awards de domingo, onde foi indicado para Sex Education, Gatwa disse que o papel do Doutor “significa muito para muitas pessoas, inclusive para mim”.
Ele acrescentou: “Sinto-me muito grato por ter o bastão entregue e vou tentar fazer o meu melhor”.
O showrunner Russell T Davies disse que Gatwa o impressionou em uma audição “ardente”. “Foi nossa última audição. Foi nossa última”, disse o escritor e produtor. “Nós pensamos que tínhamos alguém, e então ele veio e roubou.
“Estou devidamente, devidamente emocionado. Vai ser um futuro brilhante.”
O criador de Queer As Folk e It’s A Sin, que está voltando para Doctor Who depois de partir em 2009, postou uma selfie com Gatwa no tapete vermelho do Bafta.
Ver essa foto no Instagram
O ator foi indicado ao Bafta de melhor performance masculina em um programa de comédia pelo terceiro ano consecutivo por interpretar Eric em Sex Education.
Além de ser indicado, ele apresentou o Bafta de melhor comédia roteirizada na cerimônia de domingo, e recebeu uma grande salva de palmas enquanto subia ao palco.
Ele já ganhou um Bafta escocês e um Rose d’Or Award por Educação Sexual.