O presidente da França Emmanuel Macron foi reeleito para o segundo mandato conforme projeções divulgadas pela imprensa local e institutos de pesquisa após o fechamento das urnas. A representante da extrema direita Marine Le Pen admitiu a derrota, tendo entre 41,8% e 42,4% dos votos. Macron, liberal centrista, obteve entre 57,6% e 58,2% dos votos.

Os franceses votaram no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (24). Pesquisas de opinião dos últimos dias apontavam uma liderança sólida e ligeiramente crescente para Macron, com analistas dizendo que Le Pen – apesar de seus esforços para suavizar sua imagem e atenuar algumas das políticas de seu partido – permanece intragável para muitos.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília). As projeções iniciais de pesquisas de boca de urna foram divulgadas assim que as urnas fecharam.

Até às 12h do horário local, cerca de 26,4% dos eleitores já haviam votado. São 2 pontos a menos em relação a 2017, quando a participação já estava no ponto mais baixo em quase meio século.

Com informações de Agência Brasil / Reuters – Paris