“Depois de muito diálogo com companheiros de partido e analisar o cenário, decidi ser candidato a Deputado Federal”, escreveu Guilherme Boulos. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), fez o anúncio de sua candidatura ao cargo na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (21) em sua página no Twitter.

Boulos foi candidato ao Palácio do Planalto pelo PSOL junto a Sônia Guajajara em 2018 e já preparava seu projeto político para campanha nas eleições em 2022 em São Paulo.

Boulos afirma que tomou a decisão para ajudar a construir “uma grande Bancada de Esquerda no Congresso”, defendendo a unidade da esquerda para derrotar os tucanos e o bolsonarismo no estado de São Paulo.

Ele citou projetos como a Reforma Trabalhista e o Teto de Gastos como políticas que precisam do enfrentamento de um forte bancada no legislativo, além da aprovação de mudanças populares. “O momento do Brasil é crítico e exige gestos políticos e generosidade”.

Para Boulos, o “PSOL é um partido fundamental para o Brasil, com pautas que precisam ter mais visibilidade e voz no Congresso”. Dessa forma, sua entrada na campanha por uma vaga no lesgislativo também é uma forma superar a cláusula de barreira e a ampliar a bancada do partido no Congresso.