Fujam da polêmica: o boné do MST é pra adquirir, prestigiar e usar, diz movimento
Crítica virou uma corrente na defesa do boné e movimento transformou polêmica em oportunidade
Durante essa semana, uma corrente tomou conta das redes após uma polêmica envolvendo o uso de boné do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Teto, o MST. Uma usuária criticou no Twitter que havia gente usando o boné sem ser do movimento e, pior, na visão dela, usando para ir a baladas ou outros eventos que não seriam tidos como “políticos” ou ativistas. O próprio MST, em seus canais de comunicação, aproveitou a polêmica para dar o recado: fujam dela.
“O boné do MST é um símbolo da organização, assim como a bandeira, o hino, a lona preta, a foice e o facão”, disse o MST em publicação.
“A luta dos e das Sem Terra é uma luta de todas e todas. Para o MST é muito importante encontrar o símbolo da organização não só no campo, mas também na cidade”.
“Hoje, amigos, parceiros e defensores da Reforma Agrária Popular também utilizam o boné para homenagear a organização, as família Sem Terra, mas também demarcar seu apoio à luta do Movimento. Isso, inclusive, é um avanço na luta contra a criminalização da organização”.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Uma das responsáveis pela redação do MST, Laura Sabino divulgou um vídeo bem didático provocando cidadãos não somente a fugirem da polêmica, como estimular o uso e espalharem a marca e a palavra do MST inclusive, sim, nas festinhas que não fazem parte do movimento.
Ela afirma que não é a primeira vez que essa polêmica aparece nas redes. E, de fato, é cada vez mais comum encontrar usuários, inclusive em redes de uso mais recente como Tik Tok, usarem o boné do MST associando à palavra ativismo mas não necessariamente em ações políticas. “No meio das coisas (comentários polêmicos), teve gente até dizendo que isso seria apropriação cultural”, disse Laura.
Pleno 8M e a gente tendo que vir aqui explicar que pro movimento é muito importante que vocês não deixem de comprar bonés,roupas e acessórios do MST. Inclusive,fica aqui dica:compre produtos e acessórios do @MST_Oficial e dê de presente tbm pic.twitter.com/iEG8jNrI9R
— Laura Sabino SIGAM O CANAL LAURA SABINO NO YOUTUBE (@mylaura_m) March 8, 2022
“Isso não tem nada a ver. É importante continuar comprando os bonés e assim como todos os outros itens do movimento. O MST é movimento extremamente difamado, xingado, quando a gente compra o boné a gente está ajudando a normalizar o movimento”, complementou, levantando o primeiro argumento. “Faz parte da agitação e propaganda”. Ela também afirma que a compra de produtos do MST é uma forma de fortalecer a sustentabilidade do movimento.
Rapidamente, o assunto trouxe uma corrente no próprio Twitter, canal em que começou a polêmica. Diversos usuários que já haviam adquirido o boné do MST publicaram fotos e ajudaram a transformar a polêmica em oportunidade:
Entrando na corrente do boné do @MST_Oficial . Eu uso, apoio e divulgo… pic.twitter.com/rum0Bj9rCR
— Giovanna Nader (@Giovannader) March 11, 2022
https://twitter.com/natalynatural/status/1501715309979267073
A pessoa que fala que quem não é do MST não deveria comprar bonés e camisetas do movimento certamente não é do MST. Compartilha aí sua foto com o boné mais queridinho do Brasil! ♥ pic.twitter.com/K22B24if3k
— Sofia Lisboa #RevogaNEM (@sofiabhlisboa) March 8, 2022
https://twitter.com/passa/status/1501671956982214669
É hoje o dia de postar fotinha com boné do MST??! pic.twitter.com/9yrWnXrRAn
— ᴽ ˢᵗᵉᵛᵉⁿ ǫᵘᵃʳᵗᶻ ᵁⁿⁱᵛᵉʳˢᵉ ᴽ (@tiskeique) March 9, 2022
https://twitter.com/Barbosaalp/status/1502087473790390274
Aí que não sei oq que não pode boné do MST… kkk pic.twitter.com/1HxaqeDGgT
— Mobutinho (@OMobuto) March 12, 2022