O Ceará está entre os cinco estados do Brasil que mais registraram mortes de pessoas trans e travestis

Foto: arquivo pessoal

O corpo de Sofia Gisely, travesti de 22 anos, foi sepultado na manhã deste sábado (12), no cemitério público do Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Sofia foi assassinada a pauladas na madrugada de sexta-feira (11). Seu corpo foi encontrado com evidências de lesões de um objeto contundente e estava em um terreno na Avenida Osório de Paiva.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. Ninguém foi preso.

“É mais um caso de transfobia, mais um caso de crueldade contra uma travesti, uma pessoa trans e são atos sempre com requintes de crueldade. Atos inaceitáveis, pois nada justifica tirar a vida de uma pessoa com tanta crueldade e tanto requinte de ódio como foi o caso da Sofia”, lamentou Andrea Rossati conforme reportagem do G1. Ela é presidenta da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará.

O Ceará está entre os cinco estados do Brasil que mais registraram mortes de pessoas trans e travestis desde 2017, conforme último relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A tendência é de crescimento diante dos últimos casos divulgados no Estado. Os números não são oficiais porque não existe um levantamento realizado pelo Governo Federal.

As autoridades estaduais esperam que a população possa contribuir com informações para a investigação do crime contra Sofia. Qualquer denúncia pode ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para (85) 3101-0181 via Whatsapp.