O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV Ninja – no Youtube.

Foto: Divulgação

O décimo primeiro episódio do Narrativas de Brasis, Criatividade Coletiva, debate temas como criatividade, arte, metodologias alternativas, universidade e política. Com a participação das artistas Letrux, Dai Ramos, Laís Machado, e dos professores da UFRJ Milton Campos e Gustavo Machado.

A cantora carioca Letrux fala sobre o processo criativo do álbum “Letrux em Prantos”, pandemia, governo Bolsonaro, e desafios da cultura brasileira. O álbum foi lançado em março de 2020, um pouco depois do isolamento social, e apresenta
Letrux de uma maneira mais melancólica. A carreira da artista deu uma guinada em um contexto decrescente da cultura
brasileira, em 2017, a partir do álbum Climão.

Foto: Divulgação

Dai Ramos apresenta o processo de montagem do espetáculo online “Os Desertos de Laíde”, no qual é contada a história
sobre uma mulher negra que perde os três filhos assassinados. Dai explica também os aspectos cênicos e técnicos que envolveram a adaptação da montagem no formato remoto e o aspecto político desse trabalho.

Laís Machado discorre sobre sua descoberta enquanto artista, que envolveu aspectos políticos e sociais de sua identidade de
mulher negra. Outro assunto tratado pela artista diz respeito à politização da arte e à autonomia desta em relação a projetos políticos específicos. Laís é autora do monólogo Obsessiva Dantesca.

Foto: Divulgação

Gustavo Machado conta sobre o trabalho do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sobre metodologias como o Dragon Dreaming aplicadas nas atividades de extensão desenvolvidas por ele.

Foto: Divulgação

Milton Campos fala dos desafios das universidades no século 21 e acerca do conceito de ecologia dos sentidos e da criatividade, e como enxerga o papel social das universidades públicas brasileiras.

Ao fim, as convidadas e convidados respondem à provocação central do programa: “O que é o Brasil pra você?”.

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: CRIATIVIDADE COLETIVA| Episódio 11 – YouTube.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.