Todos os atletas paralímpicos irão disputar provas vacinados contra a Covid-19
Diferente das Olimpíadas, não houve rejeição de atletas contra vacina nos jogos paralímpicos.
Por Giselle Magno
Em parceria com os laboratórios responsáveis pelas vacinas da Pfizer e Coronavac, o Comitê Olímpico Internacional disponibilizou doses das vacinas para que os atletas e paratletas, técnicos e jornalistas de todas as delegações fossem vacinados antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. As doses foram aplicadas em São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), mais de 1.800 membros credenciados do COI foram vacinados.
Antônio Tenório foi o primeiro atleta paralímpico a receber a vacina em São Paulo (14/05). Ele foi diagnosticado com a Covid-19 em março, o atleta de 50 anos teve complicações e ficou internado por 18 dias. Totalmente recuperado, ele está em busca de sua sétima medalha paralímpica no Judô, atualmente ele está na quarta posição do ranking mundial na categoria de até 100kg da classe B1.
“Para mim é muito gratificante esse momento de ser o primeiro atleta paralímpico a ser vacinado”, disse Antônio Tenório depois de receber a primeira dose do imunizante, conforme noticiado no portal Lance.
Atualmente o Brasil está com 26% de sua população totalmente vacinada e mesmo com ataques diários a vacinação, 60% já receberam uma dose da vacina. Conforme a Our World in Data, o Japão, que enfrenta aumentos de casos de Covid-19, tem 41% de pessoas completamente imunizadas e 52% com a primeira dose aguardando a segunda dose da vacina.
A vacinação não foi um quesito obrigatório para que os atletas participassem da Olímpiada e da Paralímpiada, por isso alguns atletas recusaram o imunizante. Segundo o Comitê Paralímpico do Brasil, os paratletas estão 100% vacinados com as duas doses. Conforme o comitê organizador da Tóquio 2020, de 1º de julho até 9 de agosto, 458 casos de Covid-19 foram confirmados, 29 eram atletas. Até o momento já foram confirmados 30 casos nos Jogos Paralímpicos.
A delegação brasileira é forte candidata a medalhas em diversas modalidades, acompanhe a cobertura do NINJA Esporte Clube.
View this post on Instagram
Texto produzido para a cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube