Por Elen Carvalho para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Sendo considerada uma das principais esperanças do Brasil nos jogos olímpicos, com grande chances de ouro, a nossa “fadinha do skate” Rayssa Leal é a atleta mais jovem entre a delegação brasileira.

Jhulia Rayssa Mendes Leal é nascida em Imperatriz, interior do Maranhão, em 04 de janeiro de 2008. Tendo seu primeiro contato com o skate aos 6 anos através de um amigo de seu pai, Rayssa se encantou pelo esporte e não perdeu tempo em pedir um skate de presente de aniversário ao seu pai. A partir daí se dedicou a aprender várias manobras, e já se destaca na modalidade Street (disputa em circuito de rua, entre corrimãos e escadarias).

Rayssa ganhou o apelido de Fadinha do Skate por conta de um vídeo seu, em que está fantasiada para um desfile de 7 de Setembro em 2014, que viralizou nas redes sociais. Nele, aos 7 anos, ela consegue fazer depois de duas tentativas um heelflip.

Rayssa vem fazendo uma jornada invejável como atleta. Aos 11 anos, fez história ao se tornar a atleta mais nova a vencer uma etapa da Street League Skateboarding (SLS) em Los Angeles. Em setembro de 2019, conquistou o segundo lugar no Mundial de Skate em São Paulo e em janeiro de 2020 foi indicada ao Prêmio Laureus, na categoria melhor atleta de ação.

Em 2021, ela faz sua primeira participação nas olimpíadas após a inclusão do skate como modalidade, o país segue sendo um dos fortes candidatos a medalhas nas categorias: Park e Street tanto no feminino como no masculino. Rayssa integra uma equipe de 12 atletas com altas expectativas para esses jogos olímpicos de Tóquio.