Tiro com arco. Foto: Miriam Jesque-COB

Por Ana Villaça para a cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Às 21h o Tiro com Arco fará a sua estreia nos Jogos de Tóquio no Parque Yumenoshima, localizado no distrito de Yumenoshita, em Koto. O Brasil será representado por Ane Marcelle dos Santos e Marcus Vinícius D’Almeida, que competirão nas provas individuais e por equipe mista. Para já entrar no clima da prova, conheça a modalidade, os atletas brasileiros e as regras da competição neste guia rápido.

A primeira competição de que se tem notícia foi realizada em 1583, na Inglaterra e a modalidade foi inserida ao programa olímpico em 1900 e depois de um longo período ausente retornou em definitivo aos jogos em 1972 na Olimpíada de Munique.

Atualmente o programa olímpico contempla a disciplina outdoor com arco recurvo em cinco categorias: individual feminina, individual masculina, equipe feminina, equipe masculina e a estreante equipe mista.

A competição é realizada ao ar livre, em campo aberto, plano e sem obstáculos com o alvo posicionado a 70m de distância dos arqueiros. O objetivo da prova é somar pontos ao acertar o alvo, que é dividido em pontuações representadas por diferentes cores. Quanto mais próximo ao centro do alvo maior a pontuação obtida.

Formato da competição

São 64 atletas classificados de cada gênero que competirão em duas fases. Primeiro, a fase de classificação que não é eliminatória e é feita para definir o chaveamento do torneio. Cada atleta dispara 72 flechas e o somatório da pontuação definirá as posições e enfrentamentos para a fase seguinte, sendo o 1º colocado enfrentando o 64º, o 2º enfrentando com 63º e assim por diante.

Essa fase também será usada para classificar as 12 equipes masculinas e femininas, ao agregar o resultado individual de cada membro da equipe, além de definir as 16 duplas mistas que se qualificarão ao agregar o maior resultado de cada gênero.

A segunda fase da competição é feita através de combates (disputa entre dois arqueiros). Cada combate tem cinco sets com três flechas disparadas por arqueiro em cada um. Vence quem conseguir a maior pontuação. O vencedor do set ganha 2 pontos e o empate determina 1 ponto para cada. Vence o combate o arqueiro que ganhar 3 sets ou chegar a 6 pontos primeiro que o adversário. Em caso de empate em 5-5 cada atleta terá direito a lançar uma flecha extra e vence quem acertar mais perto do centro do alvo.

Tiro com arco. Foto: Miriam Keske -COB

Favoritos

Os grandes favoritos no Tiro com Arco são a Coréia do Sul e o Estados Unidos, com total de 39 e 33 medalhas olímpicas respectivamente, considerando todas as edições. Fique de olho nesses atletas que a aposta é de disputa intensa entre esses dois países.

Brasil

O Brasil historicamente não tem tradição na modalidade e nunca ganhou uma medalha nas sete participações olímpicas que teve com a presença de doze atletas diferentes. Mas essa edição contará com dois jovens atletas que já possuem na bagagem a experiência vivida nos Jogos do Rio em 2016.

Ana Marcelle tem o melhor resultado individual do Brasil na história. Em 2016 ela venceu dois combates e chegou às oitavas de final, ficando entre as 16 melhores competidoras. Nosso outro representante, Marcus Vinícius chegou aos jogos após conquistar a medalha de prata no Pan de Lima em 2015.

Em depoimento ao site do Comitê Olímpico do Brasil os atletas contaram suas expectativas para os Jogos.

“Estou muito orgulhosa da minha trajetória, de ser a primeira atleta negra do tiro com arco a disputar os Jogos Olímpicos pelo Brasil. Quero fazer bonito aqui como fiz em 2016″, disse Ana Marcelle.

“Acho que pulei algumas etapas e não cheguei aos Jogos do Rio do jeito que eu gostaria. Hoje eu entendo o que foi disputar uma edição dos Jogos, o tamanho de tudo aquilo, e estou mais maduro. Estou aqui em Tóquio pronto para fazer o que eu treinei, da melhor forma possível, pensando sempre coisas positivas”, afirmou Marcus Vinicius.

Com esse guia tenho certeza que você estará pronto para assistir às competições de Tiro com Arco. Às 21h ocorre o ranqueamento feminino e à 01h o ranqueamento masculino. Amanhã, às 21h30 iniciará a segunda fase da categoria por equipes mista que será disputada por toda a madrugada até conhecermos a dupla campeã. Nessa prova Ana Marcelle e Marcus Vinicius estão competindo.

Espero você acompanhando essa prova com a gente no Twitter da NINJA Esporte Clube.