“Se nós não construirmos políticas por nós, mulheres construindo políticas para as mulheres, negros e negras construindo políticas pela negritude, professores construindo políticas pela  educação, nós nunca vamos ter o nosso espaço, a nossa voz nunca será ouvida.” – Cynthia Valim é mulher, negra, suburbana, professora de geografia da rede pública municipal com quase 15 anos de atuação e está candidata a vereadora no Rio de Janeiro.

Entrou na sala de aula para garantir aos seus alunos a melhor aula que pudessem ter e para que construíssem oportunidades nas suas vidas através da educação. Compreendeu também que há problemas urgentes na sociedade, e que a educação sozinha não vai e nem tem que dar conta de todas as soluções. Diante disso, se inscreveu e foi selecionada a integrar um programa da prefeitura que capacita servidores para a gestão e pode atuar em conjunto com pessoas de outras secretarias, também na área administrativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

“Tem muita política pública que a gente pode fazer e eu sei que eu posso ajudar, tanto porque eu sofro as dores no dia-a-dia, no chão da escola, junto com meus alunos e meus outros colegas, mas também porque eu conheço da gestão, já trabalhei na gestão municipal e também conheço as ferramentas de como fazer, então eu sei que posso ser o vetor dessa mudança junto com cada um e cada uma que mora aqui.”


Impulsionada pela experiência dos pais que sempre deram muito valor ao conhecimento e a oportunidade de estudar, principalmente pelos dois terem começado cedo a trabalhar e tendo concluído seus estudos já adultos, isso influenciou diretamente a vida e a visão da candidata sobre o papel transformador do estudo. Hoje, com uma vasta experiência, pretende pautar a educação como ferramenta de construção do futuro, mas também priorizar pautas para gerar empregos, oportunidades culturais e de lazer, sobretudo para mulheres e jovens de periferias e favelas. Para isso, Cynthia compreende que é necessário uma gestão eficiente e transparente, com a participação direta do cidadão na tomada de decisões.