Imagem de JPlenio por Pixabay

O valor das contas de energia elétrica de empresas e residências poderá aumentar 20% em detrimento da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. A avaliação foi feita por mais de 50 associações de empresas em nota conjunta divulgada esta semana.

Para a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), que liderou o movimento para criação da nota, as medidas de socorro do governo federal destinado ao setor elétrico poderá ser responsável pelo aumento das tarifas aos consumidores.

“As medidas transferem novos custos aos consumidores, por meio de encargos cobrados na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e terão como efeito indireto o achatamento do comércio, a redução do orçamento das famílias e o estrangulamento da indústria, sobrecarregando a produção, uma vez que os custos são pagos na proporção da energia consumida e não das contas finais”, diz a nota.

Eles defendem que os custos da crise sejam divididos entre toda a cadeia do setor elétrico, incluindo consumidores, distribuidores, transmissores e geradores. “Qualquer ajuda aos consumidores de baixa renda – que neste momento se mostra como uma política pública oportuna e necessária – deve ser integralmente coberta pelo Tesouro Nacional”, defendem.