Globo de Ouro muda regra de votação por causa do coronavírus
Por causa da pandemia e com os cinemas fechados, prêmio vai permitir que filmes que não estrearam no cinemas possam concorrer.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que organiza o Globo de Ouro, anunciou uma mudança na regra de elegibilidade para o prêmio em 2021 por causa da pandemia de coronavírus. Como boa parte das salas dos Estados Unidos estão fechadas, a associação decidiu permitir que filmes que não sejam lançados primeiro no cinema sejam elegíveis neste ano. A regra é temporária e, por ora, vale até 30 de abril. As informações são do site Hollywood Reporter.
Pela primeira vez, há uma brecha na exigência tradicional das grandes premiações de que filmes estreiem obrigatoriamente no circuito de salas de cinema, no que pode ser visto como o primeiro tatear de uma mudança radical nas regras. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede o Oscar, sempre bateu o pé em relação a essa exigência, em confronto direto com grandes empresas de streaming como a Netflix. O Oscar ainda não se pronunciou sobre qualquer possível mudança de regras para 2021.