Qual lei deveria ser aprovada se tivéssemos um parlamento feminista?
Perguntamos para nossos seguidores qual lei deveria ser aprovada se existisse um Parlamento Feminista. Leia as respostas.
Ao final de 2019 nós lançamos uma pergunta em nossos stories – Se tivéssemos um parlamento feminista, qual deveria ser a primeira lei a ser aprovada.
A intenção era descobrir o que as pessoas entendem ser prioridade numa perspectiva feminista.
Dezenas de pessoas nos responderam, entre homens e mulheres. O aborto foi uma da pautas que mais apareceu e de diversas maneiras: legalizacão, descriminalização, direito ao aborto e leis que pensem a saúde da mulher incluindo o aborto como um ponto.
Igualdade salarial, licença maternidade e paternidade, fortalecimento de leis contra a violência, cotas para mulheres trans e tornar misoginia crime também são leis que a população entende como importantes em um parlamento feminista.
Nós fizemos a mesma pergunta a deputadas estaduais e federais, que são o que nós temos de mais próximo do ideal de pensar políticas públicas para mulheres. Economia, combate a violência, equidade, centralidade da vida foram temas que as parlamentares levantaram, entendendo como transversais a tudo o que toca e modifica a vida das mulheres.
Confira as respostas: