Por Roberta Reis

Editoriais de moda feitos inteiramente por pessoas negras e/ou da periferia, desde a fotografia, direção, styling, até os modelos. Essa é proposta da Black Barbie Agency, a agência criada por Desiree do Valle. Estudante de moda na Unisinos, ela resolveu empreender ao perceber que existia um grande público que não se identificava com as campanhas tradicionais de moda – assim como ela.

“Sempre gostei de barbie, mas só tinha barbies loiras, no máximo uma negra com cabelo e traços adaptados aos padrões brancos”, conta a idealizadora do projeto. Segundo Desi, a ideia é quebrar os padrões estéticos em todos os sentidos, seja de corpo, peso, formas ou idade. “Muitas modelos que já são agenciadas entraram em contato comigo dizendo que não conseguiam trabalhos. É essa a realidade que quero mudar”, diz.

O nome Black Barbie Agency veio do primeiro editorial fotografado, inspirado na boneca, com todos os elementos de figurino e cenário em rosa, mas já existem outros em andamento que trazem a periferia de Porto Alegre como plano de fundo. Os trabalhos estão disponíveis no Instagram @blackbarbieagency e interessados podem contatar através do perfil.

Foto: Rafael Bittencourt