Durante café da manhã com jornalistas, Jair Bolsonaro, em momento que acreditava não estar sendo registrado, fez fala preconceituosa contra o Nordeste e seus governadores, se referindo a toda a 2ª região mais populosa do país como “Paraíba”. Este é o termo pejorativo usado mais habitualmente no Rio de Janeiro para se referir aos nordestinos. Bolsonaro ainda critica o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB).

“Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”

Em resposta a essa atitude, 8 governadores do Nordeste escrevem carta demonstrando a profunda indignação com essa declaração e exigindo esclarecimentos.

Confira a carta

9 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas

RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará

FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão

JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte