Apresentador de TV da Paraíba chama mulher de gorda mal amada. Emissora defende “direito de expressão”
Afirmando que rapper é solteira porque é feminista mal amada que ninguém quer, apresentador dá show de machismo e misoginia ao vivo na TV local.
O apresentador do programa Cidade em Ação, da TV Arapuan, afiliada da RedeTV! na Paraíba, Sikera Junior, ofendeu duas mulheres no ar durante a semana ao vivo em seu programa, insinuando que uma era uma “sebosa, nojenta” e chamando outra de “mal amada, gorda” e ainda manda à merda.
No dia 5 de junho, Sikera apresentou uma reportagem citando uma mulher presa acusada de tráfico, chamando a mulher de “sebosa”, por não pintar as unhas: “Ela não pinta as unhas. Mulher que não pinta a unha é sebosa! Papai e mamãe já diziam: ‘Meu filho'”, e a produção do programa gritou: “Sebosa! Sebosa!”. Sikera continuou: “E a igreja se manifesta!”. A equipe de TV gritou mais alto: “Sebosa! Sebosa!”. O apresentador prosseguiu: “Minha mãe já dizia: ‘Juninho, escolha sua namorada, sua mulher, sua noiva, pelo pé. Mulher que não pinta a unha do pé é sebosa’. Repita comigo, igreja: mulher que não pinta a unha é…”. E a produção do programa gritou: “Sebosa!”.
No dia 8 de junho, dezenas de mulheres se reuniram em frente à emissora pedindo a saída do apresentador:
https://www.instagram.com/p/Bjx3daih6mY/?taken-by=kalynelimamc
E a jornalista e rapper paraibana Kalyne Lima fez uma postagem em seu Facebook indignada com a posição do apresentador e incentivando um boicote à emissora:
“A TV Arapuan, que sempre pareceu prezar pelo bom serviço, que conta com excelentes profissionais, alguns de que tenho o privilégio de conhecer e aprender, está prestando um desserviço à Paraíba ao trazer essa figura chamada Sikera Junior, que hoje disse em alto e bom som, que mulher que não pinta a unha é ‘sebosa, nojenta’, inclusive solicitando que sua “igreja” repetisse em coro tais agressões. Eu só digo uma coisa, em pleno século 21, a última coisa que precisamos é de macho escroto, preconceituoso, machista, misógino e emocionado, ditando regra para as mulheres. Então TV Arapuan, segure a onda porque o boicote é inevitável”
O apresentador respondeu então no ar à postagem da rapper:
https://www.facebook.com/AfroKalyneLima/videos/vb.100001701733165/1854855387914501/?type=2&video_source=user_video_tab
A TV Arapuan emitiu uma nota, alegando que as opiniões do apresentador não necessariamente representam a opinião da emissora, mas não fez nada contra o apresentador porque não quer tolhir “o inalienável: direito de expressão livre e plural”.
https://www.instagram.com/p/Bjuo23BHcWj/?taken-by=tvarapuan
Após a repercussão negativa e pressão do Sindicato dos Jornalistas, a emissora deu férias de 3 meses ao apresentador.
As ofensas de Sikera não são apenas opiniões. Muitas pessoas o defenderam e as suas posições machistas, misóginas, gordofóbicas e preconceituosas influenciam milhares de espectadores que disseminam esses conceitos usando do argumento de que estão só dando uma opinião ou fazendo uma brincadeira.