No penúltimo dia antes da Nakba – catástrofe, considerada pelos palestinos a data da independência de Israel – foi inaugurada a embaixada dos EUA em Jerusalém, cidade dividida entre a Palestina e Israel, e reivindicada como capital das duas nações, o que leva o reconhecimento do país norte americano como sendo a capital federal do Estado judaico, o que levou a diversos protestos na Palestina e em outros países de maioria muçulmana.

Tear gas canisters rain on a group of demonstrators at the border fence with Israel as mass demonstrations continue on May 14, 2018 in Gaza City, Gaza.

Etienne De Malglaive/Getty Images

Palestinians set tires on fire in response to Israel's intervention during a protest, organized to mark 70th anniversary of Nakba, also known as Day of the Catastrophe in 1948, and against United States' plans to relocate the U.S. Embassy from Tel Aviv to

Mustafa Hassona/Anadolu Agency/Getty Images

Segundo último dado divulgado, cerca de 60 palestinos foram assassinados, entre eles 6 crianças, e 2.772 feridos. Israel é o único país no mundo que não permite o retorno de seus refugiados – palestinos. Veja imagens do protesto do povo palestino em Gaza nesta segunda feira, 14 de maio.

Palestinians protest at the border fence with Israel.

Spencer Platt/Getty Images

A wounded Palestinian protestor stands at the border fence with Israel during mass demonstrations in Gaza City, Gaza.

Spencer Platt/Getty Images

A Palestinian woman holds stones and shouts slogans as she takes part in the protest.

Ali Jadallah/Anadolu Agency/Getty Images

Desde o último 30 de março, 101 pessoas foram assassinadas na Palestina, durante a Marcha do Grande Retorno, período de 6 semanas que marca a Nakba, onde o povo palestino acampa na fronteira em Gaza e realiza protestos diários pelo seu direito ao retorno às terras, que lhes é negado, apesar de resoluções e condenações de Israel na ONU e outras organizações internacionais.

A demonstrator calls for assistance for a wounded Palestinian that waits for evacuation after he has been hit by a sniper bullet.

Etienne De Malglaive/Getty Images

A wounded Palestinian is rushed on a horse cart to an ambulance at the border fence.

Etienne De Malglaive/Getty Images

Ali Jadallah/Anadolu Agency/Getty Images

Sete jornalistas com a identificação de imprensa foram atingidos pelo exército israelense com armas de fogo, 11 com gás lacrimogêneo e há informações não confirmadas de que ao menos 9 tenham sido mortos.

 

A Palestinian woman documents the situation at the border fence with Israel as mass demonstrations continue on May 14, 2018.

Spencer Platt/Getty Images