É preciso do olhar dos outros para mostrar a verdade no Brasil
Documentário francês dá voz a ex presidentes, mostra o papel da mídia e usa Gregório Duvivier como objeto central para falar sobre o golpe.
Estamos no olho do furacão, o que não nos permite ver o real alcance dos estragos… Neste redemoinho que o “…..” chama de “contínuas mudanças entre a retirada democrática e a resistência (…) o impeachment da presidente Dilma Rousseff, antes de sua demissão em 31 de agosto, contra um pano de fundo de corrupção generalizada, abre um período de grande incerteza. No final do que a oposição denuncia como “golpe institucional”, seu vice-presidente, Michel Temer, toma o poder. Desde então, vem trabalhando em todas as reformas de educação, saúde e melhor compartilhamento de riqueza adotadas pelo Partido dos Trabalhadores desde a primeira eleição do Lula em 2003“ Humoristas contra esse “grande salto para trás”, cujos vídeos satíricos geram milhões de visualizações, Gregório Duvivier encontra brasileiros que, como ele, aderiram ao Movimento Independente na luta contra grandes grupos de imprensa no poder.
Este documentário dá voz ao presidente decaído, mas também aos moradores das favelas, estudantes do ensino médio irritados, analistas, pesquisadores e eleitos em todo o país. Um relatório cativante depois de um ano que viu simultaneamente o declínio das liberdades e da justiça social e dotou a resistência popular de um novo fôlego.”
Um documentário europeu sobre o golpe no Brasil e o atraso social, econômico e político foi gerado (…) o fato é que Temer assumiu o poder e toma medidas absurdas um governo com 3% apenas de aprovação. No plano internacional a compreensão está finalmente se enraizando, de que um governo que toma medidas antipopulares e com esse nível de rejeição confirma a violação de procedimentos democráticos e caracteriza um golpe jurídico-parlamentar. Se não é golpe na origem, é golpe nos resultados. O silêncio das panelas é impressionante.
O documentário das cineastas francesas “Brasil – O grande passo para trás” optou pela descrição desta fratura, centrando a narrativa em Gregório Duvivier, jovem humorista da esquerda, que fez a maioria das entrevistas, incluindo a própria ex-presidente Dilma.
Se com o documentário dos franceses, que dá voz aos Ex presidentes e consolida para o mundo o fato de que estamos vivenciando um golpe – “se não é golpe na origem é golpe nos resultados” – é veiculado na França. No Brasil está lançado o e-livro “A Verdade Vencerá – O povo sabe por que me condenaram”, de Lula da Silva.