Indígenas têm sofrido ameaças e a presença dos invasores dentro de sua terra vem aumentando impunemente.

.

Na última semana, lideranças Karipuna estiveram em Brasília para denunciar a grave situação em sua terra e pressionar por respostas dos órgãos públicos. A retirada de madeira e a venda de lotes dentro da TI Karipuna, sem nenhuma fiscalização, aumentaram muito recentemente e ameaçam a sobrevivência do povo. As regiões que circundam a TI são ocupações de terra pública, e eles receiam que o mesmo aconteça com sua terra.

Na capital federal, as lideranças Adriano e André Karipuna representaram seu povo em reuniões com o Ibama, o presidente da Funai, a Sexta Câmara do MPF e o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Na contramão da omissão do Estado em cumprir seu dever constitucional de proteger as terras indígenas e seus povos, os Karipuna de Rondônia vêm se articulando com uma rede de organizações não governamentais, a exemplo do Cimi e do Greenpeace, capazes de gerar informações e garantir assessoria ao amplo esforço feito pelo povo para proteger seu território.

Assista o vídeo completo de Conselho Indigenista Missionário – Cimi

Indígenas Karipuna em Brasília

Na última semana, lideranças Karipuna estiveram em Brasília para denunciar a grave situação em sua terra e pressionar por respostas dos órgãos públicos. A retirada de madeira e a venda de lotes dentro da TI Karipuna, sem nenhuma fiscalização, aumentaram muito recentemente e ameaçam a sobrevivência do povo. As regiões que circundam a TI são ocupações de terra pública, e eles receiam que o mesmo aconteça com sua terra. Na capital federal, as lideranças Adriano e André Karipuna representaram seu povo em reuniões com o Ibama, o presidente da Funai, a Sexta Câmara do MPF e o ministro da Justiça, Torquato Jardim.Na contramão da omissão do Estado em cumprir seu dever constitucional de proteger as terras indígenas e seus povos, os Karipuna de Rondônia vêm se articulando com uma rede de organizações não governamentais, a exemplo do Cimi e do Greenpeace, capazes de gerar informações e garantir assessoria ao amplo esforço feito pelo povo para proteger seu território. Leia sobre: https://goo.gl/sdUwkeVia Conselho Indigenista Missionário – Cimi

Publicado por Mídia Ninja em Quarta-feira, 14 de março de 2018