7ª Mostra de Cinema Negro de MT começa hoje em Cuiabá
A Mostra acontece nesta quinta, sexta e sábado com direito a exibições de filmes, mesas e debates com profissionais do audiovisual nacional
Nesta quinta-feira (04), começam as exibições da Mostra Competitiva da 7ª edição da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. Com mesas e debates, os três dias de programação reunirão profissionais do audiovisual que irão compartilhar suas experiências e percepções acerca do tema central desta edição da mostra “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas”. Toda programação é gratuita e acontece no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao todo foram selecionados 16 filmes para a Mostra competitiva, que disputarão as categorias: Melhor Filme de Ficção; Melhor Filme Experimental; Melhor Documentário, Melhor Videoclipe e Melhor Filme segundo Júri Popular da 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso.
O prêmio oficial da 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é o Troféu Quariterito, que esse ano será esculpido pela artista Paty Wolff e será entregue aos vencedores das Mostras Competitivas e também será entregue à cineasta Viviane Ferreira, homenageada da 7ª edição da Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso.
Homenageada
Viviane Ferreira é Cineasta, ativista e advogada. Mestra em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília. Presidiu a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) de 2016 a março de 2021. Fundou as plataformas Raio Agency e o streaming Todesplay. Atualmente é presidente da SPCINE – empresa pública de fomento ao audiovisual na cidade de São Paulo. Além disso, é professora da cadeira de direção do curso de cinema e audiovisual da ESPM-SP.
Uma das produções mais recentes de Viviane é o longa “Ó Paí, Ó 2” (2023), no qual atuou como diretora e roteirista, que será exibido na programação da Mostra.
Programação completa
Na quinta-feira (04), às 19h, abertura e boas-vindas com Jackeline Silva. Logo depois, serão exibidas oito produções durante o primeiro dia da Mostra Competitiva, das 19h20 às 21h30. A Festa de abertura acontece no Rebu Bar com show da banda Sasminina.
Já na sexta-feira (05), às 15h, será realizada a mesa “Políticas Públicas e Internacionalização”, com Adriana Gomes (Motriz); Viviane Ferreira (Odun); Wátila Fernando (Secel-MT); Raylson Chaves (APAN-CO) e Maurício Pinto (Quariterê). A partir das 19h15, serão exibidos 8 produções dentro da programação da Mostra Competitiva.
No sábado (06), às 15h, será a vez da debate promovida na mesa “Territórios, Cultura e Resistência”, com participação de Caroline Taukane (FEPOIMT), Janaina Oliveira (FICINE); Rafael Ferreira (APAN); Bitaté Juma (COIAB); Deroni Mendes(ICV). Marcada para às 18h, o público também poderá prestigiar a sessão Aquilombamento Audiovisual Quariterê, com exibição de “Mansos” (20′), “Aqui Jaz a Melodia” (25′) e Ó Paí ó 2 (1h30′). Após, serão realizada a celebração da homenagem a Viviane Ferreira e entrega da premiação aos vencedores da Mostra.
A 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é realizada pelo Instituto Quariterê, em parceria com o Instituto InRede e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Confira os horários da Mostra Competitiva
QUINTA-FEIRA (04) – 19H20-21H30 MOSTRA COMPETITIVA
• Dia de Preto (Beto Oliveira) Ficção 15′
• Pedagogia da navalha (Alma Flora, Colle Christine, Tiana dos Santos) Doc/Experimental 15′
• Dente (Rita Luna)Ficção 20′
• A tradicional Família Brasileira Katu (Rodrigo Sena) Documentário 25′
• Vão das almas (Edileuza Penha e Santiago Dellape) Ficção 15
• Nossos passos seguirão os seus (Uilton Oliveira) Documentário 13′
• cOrpO de bytes (Luques Oliveira) Experimental 16′
• Bye – Lucca Truta (Vitória Campos) Videoclipe 5′
• Suor e Melanina (Isabella Ferreira) Videoclipe 3′
SEXTA-FEIRA (05) 19H15-21H35 MOSTRA COMPETITIVA
• Dona Rosa Caveira (Diana Freixo Dia Art) Videoclipe 8′
• Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política (Fabiane Medina. Julia Zulian e Guilherme Sai) Documentário 25′
• Bonita (Mariana França) Documentário 25′
• Jussara (Camila Ribeiro) Animação 9′
• Castanho (Adanilo) Ficção 20′
• Além da cancela (Margarete Jesus) Ficção 24′
• Como levar meu avô pro céu (Wanderson Lana e Thairo Meneghetti) Ficção MT 27′